Ouvindo...

João Silva, filho de Faustão, traz atualização sobre saúde do pai após transplantes

Faustão passou por transplante de coração e, meses depois, de rim

João Silva em participação no programa ‘Sabadou com Virginia’

João Silva falou sobre os transplantes feitos pelo pai, Faustão, e da ação social realizada pela mãe, Luciana Cardoso, sobre doação de órgãos, durante o programa “Sabadou com Virginia”, no SBT, que foi ao ar nesse sábado (13).

Segundo o apresentador, Luciana decidiu criar uma página no Instagram intitulada “Faustão do meu coração”, para unir quem está na fila de transplante e quem se recupera do procedimento.

“Principalmente, no processo do primeiro transplante do meu pai, muita gente mandava mensagem falando que estava passando pela mesma coisa ou stories de alguém que já passou. A ideia da minha mãe foi fazer essa página até para quem está passando por uma espera ou momento de recuperação possa ver vídeos de pessoas que aguardam o transplante ou já passaram e estão bem”, comentou ele.

Sobre a saúde do pai, ele explica: “Agora meu pai realizou o transplante de rim, né? Ele tá em casa, na recuperação certinho, mas quanto mais a gente puder ajudar”, disse.

Leia também

Durante o programa, ele também falou sobre os aprendizados que teve com Faustão na vida profissional e pessoal. “Meu pai tem uma frase legal: 'É muito importante que você faça caridade, mas antes faça justiça’. Então isso é uma coisa que levo pra minha vida. O senso de justiça foi a coisa que tento mais pegar com meu pai”, disse.

“Da parte profissional mesmo é ser cúmplice da audiência. A pessoa que está sendo às vezes entrevistada, a pergunta é de quem tá aqui, quem tá em casa”, encerra.

Entrevista viral

Ainda no programa, João relembrou também a entrevista viral em que ele chama Faustão ao vivo de “Papai urso”. À época, ele tinha cerca de 2 anos.

“Essa história é engraçada. Quando eu era moleque, uma vez, ele estava sentado sem camisa. Pô, tinha pelo em tudo, e aí eu falei ‘papai urso, papai urso’. Aí ficou... tem um vídeo pra galera”, contou.

Ao ver o vídeo, Virginia comenta sobre a desenvoltura de João. “Cara, você já pegava o microfone e falava”.

“E, nesse aniversário, se não me engano, coloquei a mão numa lâmpada quente e tive queimadura de segundo grau, fui parar em um pronto-socorro com 2 anos”, recorda.

“Mas é engraçado porque eu entrei nessa, e comecei a zoar ele. Não entendia muito isso, o repórter lá e achei que ia zoar ele para os amigos”, finaliza João.

Saúde de Faustão

No dia 5 de agosto do ano passado, Faustão foi internado com insuficiência cardíaca e acabou apresentando piora no quadro e, por isso, precisou entrar na fila de transplante de coração do SUS. O procedimento foi feito no dia 27 daquele mês seguindo a ordem prioritária da Secretaria Nacional de Transplantes - o apresentador era o segundo da fila e só pôde fazer a cirurgia após recusa do primeiro.

O doador era um jogador de futebol, de 35 anos, que morreu no dia 26 de agosto após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele residia em Santos, no litoral de São Paulo. O órgão foi transportado de helicóptero até a capital paulista.

No dia 26 de fevereiro, após cerca de seis meses, Faustão passou pelo transplante de rim, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele passou pelo procedimento após a gravamento de uma doença renal crônica.

Após a cirurgia, o apresentador precisou de uma embolização “para resolver questões linfáticas que estavam atrasando sua recuperação”. Depois, Luciana Cardoso, esposa do apresentador, avisou que a rejeição do órgão foi vencida devido a “um tratamento mais potente”.

Faustão recebeu alta médica no dia 12 de abril e agora “segue sob orientações médicas” em sua casa.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.