Dedé Santana visita túmulo de Zacarias e reascende história do humorista

Dedé Santana esteve em Sete Lagoas; ele e Zacarias construíram amizade além do grupo Os Trapalhões

Integrantes do grupo Os Trapalhões

O humorista Dedé Santana, de 89 anos, esteve em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, nessa quarta-feira (7), para visitar o túmulo de Zacarias (1934-1990). Os dois integraram o famoso grupo Trapalhões.

Dedé esteve na região para se apresentar em seu circo, na cidade de Paraopeba. As aparições do humorista começaram nessa quinta-feira (8) e seguem até a próxima segunda-feira (12).

A visita de um dos notáveis humoristas brasileiros traz à tona a memória de Zacarias para a cidade de Sete Lagoas, onde ele nasceu e foi homenageado recentemente.

Homenagem a Zacarias

Mauro Faccio Gonçalves, apelidado de Zacarias, se tornou um dos humoristas mais icônicos da televisão brasileira ao integrar Os Trapalhões. Ele ganhou uma homenagem inédita em Sete Lagoas em julho do ano passado.

A prefeitura da cidade lançou um mascote inspirado no artista mineiro, batizado de “Zaca”, representa oficialmente o município em ações de comunicação e valorização cultural. A homenagem emocionou os familiares do humorista.

Na época, Marlie Faccio Gonçalves, de 81 anos, disse à Itatiaia que essa foi a primeira homenagem desse tipo feita pela cidade desde a morte do humorista, em 1990, aos 56 anos. Ela relembrou com carinho a simplicidade do irmão.

“Quando os Trapalhões fizeram show em Paraopeba, Curvelo, aqui mesmo, eles almoçavam e jantavam lá em casa. E o Mussum que a gente via na TV era o mesmo conversando com a gente. Era aquilo mesmo, igualzinho ao que se via na televisão’’, disse, sem conter a risada.

Ao comentar a homenagem, Marlie se emocionou: “É muito gratificante. A gente não esperava, porque nunca fizeram isso antes. Temos saudade, mas é uma saudade boa. Não dá para ter tristeza, porque tudo o que ele deixou está aí.”

O prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo (PSD), afirmou que a criação do mascote não se limita ao atual mandato. “Sou um sete-lagoano que sempre se incomodou com o fato de a cidade não conhecer e não valorizar a história do Zacarias”, relatou.

“O Zaka é uma figura inocente, com a cara do mineiro que ele foi, e vai informar sobre as ações da prefeitura, estar ao lado do cidadão e representar a classe artística e cultural da cidade”, completou Melo.

Segundo o prefeito, o mascote também tem um papel educativo: “Quando os filhos perguntarem aos pais quem é esse personagem que fala de vacinação, volta às aulas, quem é ele? Aí as famílias vão contar.”

Os Trapalhões

O primeiro filme dos Trapalhões, gravado em 1966, foi estrelado somente pela dupla Didi e Dedé. A turma cresceu, com Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes) e Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves) incorporados ao elenco, somente em 1978. A turma gravou 23 filmes e sustentou o programa até agosto de 1995.

Renato e Dedé são os únicos integrantes vivos do programa de comédia que marcou a história da comédia na televisão brasileira. Zacarias morreu em 18 de março de 1990 e abalou o grupo. Depois, veio a morte de Mussum, em 29 de julho de 1994.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...