A influenciadora Fabiana Justus, de 37 anos, revelou que terá que tomar todas as vacinas novamente após ter realizado um transplante de medula óssea. A filha de Roberto Justus foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda no início deste ano e
Neste domingo (12), a empresária abriu uma caixinha de perguntas no Instagram e foi questionada sobre o assunto. “Fabi, como ficaram as vacinas que você já tinha tomado, já que fez o transplante de medula?”, perguntou o seguidor. “Vou ter que tomar todas de novo!”, respondeu.
Eduardo Paton, médico hematologista e coordenador da equipe de transplante e terapia celular do Câncer Center Oncoclínicas, explica que o sistema imunológico do paciente fica comprometido após o transplante.
“No preparo para transplante de medula óssea você usa medicações que destroem o sistema imunológico do paciente para que o organismo dele possa aceitar a nova medula óssea. Isso destrói todas as defesas dele, inclusive as imunidades que ele adquiriu com as vacinas tomadas antes do transplante”, afirma.
Segundo o especialista, até mesmo as vacinas tomadas na infância devem ser reaplicadas. “Depois do transplante, a partir do 4° mês ao segundo ano do procedimento, o paciente tem que retomar toda a carga de vacinação. Desde as vacinas da infância até as vacinas atuais, como a da Covid-19, da influenza (gripe), difteria, tétano, pneumocócica... todas as vacinas o paciente vai ter que tomar”, esclarece.
Diagnóstico
No dia 25 de janeiro deste ano, Fabiana revelou
No dia 27 de março,
Pós-transplante
A influenciadora Fabiana Justus, de 37 anos,
Após pouco mais de 15 dias do transplante, a influenciadora relatou estar lidando com
Fabiana também compartilhou nas redes o vídeo que registrou da