A Procuradoria-Geral da República (PGR) foi acionada nesta terça-feira (27) por investigar a suposta prática de crime contra os símbolos nacionais no ato de campanha de Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo (SP). O motivo: o uso de linguagem neutra no hino nacional brasileiro.
“Des filhes desse solo és mãe gentil”, cantou a intérprete no evento.
“Uma atitude lamentável de uma pessoa que demonstra zero respeito por nossa história e linguagem. É importante destacar que a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional são símbolos da República Federativa do Brasil e, portanto devem ser resguardados e respeitados”, explicou o deputado.
CRÍTICAS
Além de Bilynskyj, o uso de linguagem neutra foi questionado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
“Que insanidade mental é essa?”, publicou a ex-primeira-dama, no Instagram.
“Trata-se de um desrespeito aos símbolos nacionais, à nossa cultura e à nossa língua”, publicou Nikolas, que também prometeu acionar a PGR.
Durante um comício em SP, o candidato Guilherme Boulos (PSOL), na presença do presidente Lula, permitiu que o Hino Nacional Brasileiro fosse cantado com a letra alterada para "des filhes deste solo", numa tentativa de impor a chamada "linguagem neutra". Essa modificação não é…
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) August 27, 2024