A Direção Nacional do Partido Novo divulgou neste domingo (4) uma nota dizendo que foi surpreendida pela filiação do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ao Republicanos.
“O acordo político em torno da candidatura de Mauro Tramonte para prefeito de Belo Horizonte, tendo Luísa Barreto, do Novo, como candidata a vice-prefeita, foi estabelecido entre o Novo e o Republicanos, partido de Tramonte e também do governador Tarcísio de Freitas. Somente após o acordo firmado, todos foram surpreendidos com a filiação de Alexandre Kalil, nosso adversário político, ao Republicanos”, diz a nota do Novo.
“Esperamos que a escolha de Kalil em mudar de lado não seja fruto de oportunismo político, mas de uma reflexão genuína a respeito dos péssimos resultados apresentados por sua gestão na Prefeitura de BH”, conclui a nota.
Neste sábado (3), durante convenção do Republicanos, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o ex-prefeito Kalil participou do encontro, dividiu palanque e cumprimentou as principais lideranças do Novo em Minas Gerais, como o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões.
A filiação de Kalil ao Republicanos, no entanto, foi confirmada pelo ex-prefeito e por lideranças da sigla na sexta-feira da semana passada, antes da confirmação da aliança entre Luísa Barreto e Mauro Tramonte.
Na eleição de 2022, quanto concorreu ao governo de Minas e disputou votos com o governador Romeu Zema, Kalil fez duras críticas ao Partido Novo e aos seus principais nomes em Minas Gerais.