O PSD confirmou a saída do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do partido. A informação foi confirmada à Itatiaia pelo presidente da legenda em Minas Gerais, deputado estadual Cássio Soares.
“Lamentamos, mas respeitamos a escolha dele. Fizemos o possível para mantê-lo no partido e no projeto do PSD”, disse Soares.
Com essa movimentação, Kalil não vai mais apoiar a reeleição de Fuad Noman e passará a apoiar a candidatura do deputado estadual e apresentador, Mauro Tramonte (Republicanos). A informação foi confirmada pelo próprio Tramonte, que divulgou nota sobre o assunto.
“Recebemos esse apoio com muito bom grado, considerando que Kalil foi um prefeito que teve 63% dos votos na última eleição para reeleição em Belo Horizonte, demonstrando a confiança que a população depositou em sua gestão. Além disso, Kalil foi um prefeito atuante, responsável por diversas obras importantes que hoje beneficiam a cidade. Estamos cientes da relevância desse apoio e acreditamos que sua experiência e liderança serão valiosas para os nossos projetos futuros”, destacou Tramonte.
Os rumores sobre a saída de Kalil ganharam força após a divulgação de uma reunião na noite dessa quinta-feira (25) entre o ex-prefeito de BH e lideranças do Republicanos. Tramonte também confirmou o encontro.
“Sim, também estávamos cientes que ocorreria a reunião entre Kalil e o presidente do Republicanos, acompanhando de perto as tratativas e sempre buscando o melhor para fortalecer nossas propostas, o partido e principalmente a população de Belo Horizonte”, finalizou o deputado.
O prefeito Fuad Noman (PSD) se manifestou sobre a saída de Kalil do partido
Alexandre Kalil e eu trabalhamos juntos nos últimos cinco anos. Foi um tempo muito bom, a gente pensou coisas juntos para a cidade e realizamos muitos dos nossos sonhos.
A admiração que sinto por ele - e, acredito, ele sente por mim - evoluiu para uma grande amizade. Quanto a isso, garanto que nada vai mudar.
Porém, quis a vida que hoje eu esteja disputando a reeleição para o cargo de prefeito pelo meu partido, o PSD. Estou 100% focado nisso.
Já ele tem outros objetivos, o que é totalmente legítimo e compreensível. Assim, ao analisar o cenário político, a composição partidária, Kalil decidiu que o melhor para o seu futuro seria trocar de partido.
Claro que, ao fazer isso, ele passa a ter um compromisso com o candidato do partido ao qual se filiou. É natural que seja assim. Não é uma ruptura, é simplesmente uma escolha.
Todo mundo sabe que nós dois somos apaixonados por BH. Jogamos juntos por BH. Agora, vamos estar em times separados. Mas a torcida por nossa cidade será sempre uma só.
Da minha parte, desejo ao amigo Alexandre Kalil toda a sorte e felicidade do mundo. Mas garanto que não perderemos a amizade, o respeito e a admiração que temos um pelo outro.
Saída de Kalil repercute mal entre os apoiadores de Fuad
Nos bastidores, a Itatiaia conversou com pessoas que fazem parte da campanha de Fuad ou integram partidos que apoiam o atual prefeito. Os apoiadores utilizaram palavras como “cavalo de pau” e “contradição” para explicar a saída de Kalil.
Alguns apoiadores disseram que o ex-prefeito de BH estaria mudando completamente o viés político com essa alteração. “Ele deixaria de apoiar pautas importantes para esquerda e teria que apoiar pautas da direita. Isso seria uma contradição”, disse um interlocutor próximo à campanha de Fuad.
Alexandre Silveira afirma que não foi comunicado da saída de Kalil
Um dos principais expoentes do PSD na esfera nacional, o Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que ainda não recebeu a informação da desfiliação de Kalil. Questionado pela Itatiaia, Silveira disse que espera que Kalil apoie a reeleição do prefeito Fuad Noman (PSD). O ex-senador por Minas Gerais afirmou que “Cavalo de pau na política nunca faz bem ".
“Não tenho informação dessa desfiliação. Eu esperava, com muita naturalidade, pela circunstância que se deu a ascensão de Fuad, que ajudou na administração do Kalil e deu continuidade com louvor. Tem coisas na política que são caminho natural. O cavalo de pau na política nunca faz bem. A população é inteligente”, afirmou Alexandre Silveira.
Kalil e Silveira dividiram o palanque do presidente Lula durante a campanha eleitoral de 2022, mas a relações entre o ex-prefeito e o governo Lula pioraram desde o fim da eleição.
Movimento Kalil repercute entre deputados
Nikolas Ferreira (PL) criticou a ‘interferência’ de Kalil nas eleição de BH
“Esse cara quer dizer para o eleitor de BH qual o melhor candidato a Prefeito? Dá pra ver que ele sabe fazer boas escolhas”, disse o deputado federal, Nikolas Fereira (PL). O parlamentar colocou esse texto na legenda de uma foto em que Kalil aparece ao lado do Presidente Lula (PT). adversário de partidos de direita como o Republicanos.
Bella Gonçalves (PSOL) afirmou que Kalil irá caminhar ao lado do Bolsonarismo
A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), que abriu mão da pré-candidatura para apoiar Rogério Correia (PT), lamentou o fato de Kalil se juntar ao Republicanos.
“Hoje, acordamos com a notícia de que o ex-prefeito Alexandre Kalil se filia ao Republicanos e apoiará a candidatura de Tramonte junto à universal. Infelizmente, nosso ex-prefeito se alia a política que precisamos derrotar, pois essa é a política que caminha ao lado do bolsonarismo com Tarcísio, Damares e muitos outros. Lamento a sua decisão pois respeito a sua trajetória política. É hora de retomarmos o campo democrático e barrar o avanço da extrema-direita em BH e faremos isso juntos e com o companheiro Rogerio Correia, disse a parlamentar do PSOL.