Ouvindo...

Oficial: PSD confirma a saída de ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil, do partido

A informação foi confirmada à Itatiaia pelo presidente da legenda em Minas Gerais, deputado estadual Cássio Soares

O PSD confirmou a saída do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do partido. A informação foi confirmada à Itatiaia pelo presidente da legenda em Minas Gerais, deputado estadual Cássio Soares.

“Lamentamos, mas respeitamos a escolha dele. Fizemos o possível para mantê-lo no partido e no projeto do PSD”, disse Soares.

Com essa movimentação, Kalil não vai mais apoiar a reeleição de Fuad Noman e passará a apoiar a candidatura do deputado estadual e apresentador, Mauro Tramonte (Republicanos). A informação foi confirmada pelo próprio Tramonte, que divulgou nota sobre o assunto.

“Recebemos esse apoio com muito bom grado, considerando que Kalil foi um prefeito que teve 63% dos votos na última eleição para reeleição em Belo Horizonte, demonstrando a confiança que a população depositou em sua gestão. Além disso, Kalil foi um prefeito atuante, responsável por diversas obras importantes que hoje beneficiam a cidade. Estamos cientes da relevância desse apoio e acreditamos que sua experiência e liderança serão valiosas para os nossos projetos futuros”, destacou Tramonte.

Os rumores sobre a saída de Kalil ganharam força após a divulgação de uma reunião na noite dessa quinta-feira (25) entre o ex-prefeito de BH e lideranças do Republicanos. Tramonte também confirmou o encontro.

“Sim, também estávamos cientes que ocorreria a reunião entre Kalil e o presidente do Republicanos, acompanhando de perto as tratativas e sempre buscando o melhor para fortalecer nossas propostas, o partido e principalmente a população de Belo Horizonte”, finalizou o deputado.

O prefeito Fuad Noman (PSD) se manifestou sobre a saída de Kalil do partido

Alexandre Kalil e eu trabalhamos juntos nos últimos cinco anos. Foi um tempo muito bom, a gente pensou coisas juntos para a cidade e realizamos muitos dos nossos sonhos.

A admiração que sinto por ele - e, acredito, ele sente por mim - evoluiu para uma grande amizade. Quanto a isso, garanto que nada vai mudar.

Porém, quis a vida que hoje eu esteja disputando a reeleição para o cargo de prefeito pelo meu partido, o PSD. Estou 100% focado nisso.

Já ele tem outros objetivos, o que é totalmente legítimo e compreensível. Assim, ao analisar o cenário político, a composição partidária, Kalil decidiu que o melhor para o seu futuro seria trocar de partido.

Claro que, ao fazer isso, ele passa a ter um compromisso com o candidato do partido ao qual se filiou. É natural que seja assim. Não é uma ruptura, é simplesmente uma escolha.

Todo mundo sabe que nós dois somos apaixonados por BH. Jogamos juntos por BH. Agora, vamos estar em times separados. Mas a torcida por nossa cidade será sempre uma só.

Da minha parte, desejo ao amigo Alexandre Kalil toda a sorte e felicidade do mundo. Mas garanto que não perderemos a amizade, o respeito e a admiração que temos um pelo outro.

Saída de Kalil repercute mal entre os apoiadores de Fuad

Nos bastidores, a Itatiaia conversou com pessoas que fazem parte da campanha de Fuad ou integram partidos que apoiam o atual prefeito. Os apoiadores utilizaram palavras como “cavalo de pau” e “contradição” para explicar a saída de Kalil.

Alguns apoiadores disseram que o ex-prefeito de BH estaria mudando completamente o viés político com essa alteração. “Ele deixaria de apoiar pautas importantes para esquerda e teria que apoiar pautas da direita. Isso seria uma contradição”, disse um interlocutor próximo à campanha de Fuad.

Leia também

Alexandre Silveira afirma que não foi comunicado da saída de Kalil

Um dos principais expoentes do PSD na esfera nacional, o Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que ainda não recebeu a informação da desfiliação de Kalil. Questionado pela Itatiaia, Silveira disse que espera que Kalil apoie a reeleição do prefeito Fuad Noman (PSD). O ex-senador por Minas Gerais afirmou que “Cavalo de pau na política nunca faz bem ".

“Não tenho informação dessa desfiliação. Eu esperava, com muita naturalidade, pela circunstância que se deu a ascensão de Fuad, que ajudou na administração do Kalil e deu continuidade com louvor. Tem coisas na política que são caminho natural. O cavalo de pau na política nunca faz bem. A população é inteligente”, afirmou Alexandre Silveira.

Kalil e Silveira dividiram o palanque do presidente Lula durante a campanha eleitoral de 2022, mas a relações entre o ex-prefeito e o governo Lula pioraram desde o fim da eleição.

Movimento Kalil repercute entre deputados

Nikolas Ferreira (PL) criticou a ‘interferência’ de Kalil nas eleição de BH

“Esse cara quer dizer para o eleitor de BH qual o melhor candidato a Prefeito? Dá pra ver que ele sabe fazer boas escolhas”, disse o deputado federal, Nikolas Fereira (PL). O parlamentar colocou esse texto na legenda de uma foto em que Kalil aparece ao lado do Presidente Lula (PT). adversário de partidos de direita como o Republicanos.

Bella Gonçalves (PSOL) afirmou que Kalil irá caminhar ao lado do Bolsonarismo

A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), que abriu mão da pré-candidatura para apoiar Rogério Correia (PT), lamentou o fato de Kalil se juntar ao Republicanos.

“Hoje, acordamos com a notícia de que o ex-prefeito Alexandre Kalil se filia ao Republicanos e apoiará a candidatura de Tramonte junto à universal. Infelizmente, nosso ex-prefeito se alia a política que precisamos derrotar, pois essa é a política que caminha ao lado do bolsonarismo com Tarcísio, Damares e muitos outros. Lamento a sua decisão pois respeito a sua trajetória política. É hora de retomarmos o campo democrático e barrar o avanço da extrema-direita em BH e faremos isso juntos e com o companheiro Rogerio Correia, disse a parlamentar do PSOL.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais