Pesquisa Atlas/CNN publicada nesta quinta-feira (25) aponta que eleitores que declararam ter votado no governador Romeu Zema (Novo) e no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022, tem maior preferência pelo nome do deputado estadual Bruno Engler (PL) nas eleições municipais à Prefeitura de Belo Horizonte. O levantamento questionou os participantes sobre os votos na eleição para governador de Minas e presidente da República há dois anos e as preferências atuais para a disputa na capital mineira.
Veja os números:
Dentre os que declararam voto em Zema, no primeiro turno das últimas eleições, 59,6% dos eleitores disseram que votariam em Engler. Outros 9,1% citaram o nome do senador Carlos Viana (Podemos). O ex-deputado estadual João Leite (PSDB) é mencionado por 5,4% dos eleitores.
No pleito de 2022 ao Governo de Minas, Romeu Zema venceu com 56,18% dos votos válidos, ainda no primeiro turno. O segundo colocado foi o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que obteve 35,08%, seguido por Carlos Viana, até então filiado ao PL, com 7,23%.
Dentre os eleitores que votaram em Kalil dois anos atrás, os votos se dividem. O maior herdeiro de Kalil é o deputado federal Rogério Correia (PT), com 28,3% dos votos. Na sequência, aparecem a também deputada federal Duda Salabert (PDT), com 22,6%, seguida pelo vereador Gabriel Azevedo (MDB), com 14,2%.
Uma situação curiosa acontece com o espólio da votação do senador Carlos Viana em 2022. Isso porque 43,2% dos eleitores que disseram ter votado nele para governador de Minas Gerais, disseram preferir Bruno Engler (PL) nas eleições para prefeito de Belo Horizonte.Outros 39,5% disseram manter o voto no próprio Viana.
Quem votou em Lula e Bolsonaro vota em quem?
A pesquisa também questionou aos eleitores sobre o voto deles a presidente em 2022 e em quem votariam em outubro deste ano para prefeito de Belo Horizonte.
A transferência de votos mais consolidada é o do ex-presidente Jair Bolsonaro a Bruno Engler. Do total de eleitores que disseram ter votado no capitão reformado do Exército há dois anos, 61,3% disseram que votariam em Engler. Outros 15,4% disseram preferir Carlos Viana.
Dentre os eleitores de Lula, os votos ficam mais espalhados. O grande beneficiário do espólio eleitoral do petista na capital mineira é Rogério Correia (35,1%). No entanto, outros candidatos também aparecem bem posicionados entre os eleitores de Lula, como a deputada federal Duda Salabert, com 21,3% e Gabriel Azevedo, com 11,9%.