Ouvindo...

Eleição em BH: pesquisa Atlas/CNN mostra Bruno Engler com 31% e Rogério Correia com 16,4%

Levantamento entre os dias 18 e 23 de abril aponta cenário de polarização na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte

Deputado estadual Bruno Engler (PL) aparece na liderança da pesquisa pela PBH, seguido do deputado federal Rogério Correia (PT)

O deputado estadual Bruno Engler (PL) aparece na liderança da pesquisa Atlas/CNN, divulgada nesta quinta-feira (25), com 31% das intenções de voto na capital mineira. O deputado Rogério Correia (PT) vem na segunda colocação, com 16,4% das intenções de voto.

A deputada federal Duda Salabert (PDT) surge com 10% das intenções; o presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), com 9%; o senador Carlos Viana (Podemos), com 8,2%; o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), com 5%; o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), com 4,7%; a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), com 3,8%; o deputado estadual João Leite (PSDB), com 3,7%; a secretária de Planejamento e Gestão de Minas, Luísa Barreto (Novo), com 1,6%; e o ex-vice-governador de Minas Paulo Brant (PSB), com 0,2%.

De acordo com o levantamento, 2,9% dos entrevistados não sabem em quem votar na eleição para a prefeitura de BH e outros 3,3% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

A pesquisa Atlas/CNN foi registrada no TSE como MG-04626/2024. Foram entrevistados 1.267 moradores da cidade de Belo Horizonte, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 18 e 23 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Leia também

Segundo cenário

A pesquisa também avaliou um segundo cenário, sem Viana, Tramonte e João Leite. Nele, Engler alcançou 36,9% das intenções de voto, contra 19,2% de Correia. Duda aparece com 14,6% e Azevedo, com 7%. Fuad tem 5,9%, Gonçalves, 3,7%, Barreto, 3,2%, e Brant, 1,5%. Não sabem são 4,3% e votos brancos ou nulos somam 3,5%.

Segundo turno

No levantamento sobre uma eventual disputa de segundo turno em Belo Horizonte, entre Engler e Rogério, leva vantagem de cerca de seis pontos percentuais.

Entenda o Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR)

A pesquisa Atlas/CNN é feita por meio do Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR). Os entrevistados da AtlasIntel são recrutados durante a navegação de rotina pela internet. Esses usuários são geolocalizados a partir de qualquer tipo de dispositivo — smartphones, tablets, laptops ou PCs.

Em comparação com pesquisas presenciais domiciliares ou em pontos de fluxo (na rua ou pontos de ônibus, por exemplo), a metodologia do Recrutamento Digital Aleatório (RDR) evita o eventual impacto psicológico da interação humana no momento da entrevista.

Ou seja, o eleitor pesquisado pode responder o questionário em condições seguras de anonimato, sem temer causar uma impressão negativa para o entrevistador ou para pessoas que eventualmente possam estar ouvindo as respostas compartilhadas durante a entrevista.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.