Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Pacheco: meta de déficit zero deve ser ‘continuamente buscada’

Presidente do Senado voltou a defender apoio a diretrizes econômicas traçadas pelo ministro Fernando Haddad, da Fazenda

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, disse, nesta segunda-feira (6), que a meta de zerar o déficit das contas públicas em 2024 deve ser “continuamente perseguida e buscada”. A declaração foi dada dias após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar a possibilidade de rever o objetivo de déficit zero, traçado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

“Se estabeleceu uma meta de redução do déficit, de déficit zero no Brasil. Essa meta deve ser continuamente perseguida e buscada. Se lá na frente ela não conseguir ser alcançada, é uma outra coisa. Mas nós não podemos deixar de ter a tônica do encaminhamento, do combate ao déficit público, e do crescimento do Brasil, e do crescimento de receitas que sejam sustentáveis”, afirmou Pacheco, ao participar, remotamente, de evento promovido pelo BTG Pactual.

Na semana passada, Pacheco já havia dito que é preciso seguir as diretrizes traçadas pela Fazenda. Nesta segunda, o presidente do Congresso afirmou que o Legislativo deu contribuições à busca pelo déficit zero ao aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. Ele citou, também, o novo marco fiscal.

Reforma tributária

Pacheco, aliás, acredita que a reforma tributária pode ser votada no plenário do Senado ainda nesta semana. Ao classificar a economia como “principal fator de paz social e de crescimento do país”, ele disse que a ideia é mexer na lógica de arrecadação de impostos garantindo que todos os setores vão contribuir para um novo ciclo de crescimento dos indicadores nacionais.

“O Senado Federal e o Congresso Nacional têm compromisso com a agenda do governo federal que tenha esse propósito e, eventuais equívocos, serão constantemente por mim apontados”, prometeu.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais