Ouvindo...

Lula conversa com presidente da Colômbia sobre seca no Amazonas e eleições na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta quinta-feira (19), com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sobre a Seca no Amazonas e a guerra no Oriente Médio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, celebraram o acordo sobre as eleições na Venezuela que irão ocorrer no ano que vem. Durante a conversa, realizada nesta quinta-feira (19), os dois presidentes chancelaram um acordo entre o atual governo de Nicolás Maduro e a oposição da Venezuela. Lula e Petro também falaram sobre a seca que atinge regiões de vários países da América do Sul, inclusive a região Norte do Brasil, e trataram da conjuntura mundial e da América do Sul.

Petro propôs uma reunião entre os governos do Brasil, Colômbia, Equador e Venezuela para discutir a elaboração de um plano para o enfrentamento da estiagem na Amazônia. Lula concordou com a ideia. A data do encontro, no entanto, ainda não foi definida. Os dois presidentes também concordaram sobre a necessidade de paz no Oriente Médio.

O presidente Lula irá se reunir, às 15h desta quinta-feira (19), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O encontro acontecerá no Palácio da Alvorada, de onde o presidente está despachando há três semanas por conta do período de recuperação das cirurgias que realizou, no fim do mês passado, no quadril e para retirar excesso de pele das pálpebras. A última agenda do dia, será às 17h, quando Lula irá se reunir com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.