Ouvindo...

Cidadania reúne diretório nacional para decidir se tira ou não Roberto Freire da presidência

A entrada do partido no governo Lula tem causado mal-estar entre integrantes do partido e discussões que culminaram na possível mudança de comando.

Roberto Freire

A cúpula do Cidadania se reunirá neste sábado (9) após um tenso encontro do diretório nacional da sigla no dia 19 de agosto em que dirigentes do partido aprovaram uma resolução que pode tirar o ex-deputado federal Roberto Freire da presidência da legenda depois de 31 anos de comando. A decisão do Cidadania tem como pano de fundo, entre outros motivos, a entrada do partido no governo Lula.

Em nota enviada à Imprensa, o atual presidente da legenda Roberto Freire afirmou que não se trata de apoiar ou não o governo Lula, mas de aderir de forma “acrítica a valores que não seriam os da sigla em nome de verbas e cargos”.

O que está em discussão é que, enquanto o Diretório Nacional do Cidadania declarou apoio ao governo petista, alguns deputados federais preferem independência e buscam alinhamento mais à direita e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O encontro de hoje, segundo interlocutores do partido, deve servir para oficializar a destituição de Roberto Freire do cargo de presidente.

Plínio Comte Bittencourt é quem deve assumir o lugar de roberto Freire. Ele é o atual presidente do partido no Rio.

Repórter da Itatiaia em Brasília