Ouvindo...

Operação da PF tem como alvo cúpula da PM do DF e cita ‘omissão nos atos de 8 de janeiro’

Comandante da PM do DF, Klepter Rosa Gonçalves, foi preso na manhã desta sexta-feira (18)

Operação da PF tem como objetivo investigar suposta omissão de cúpula da PM do DF

A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (18) o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Klepter Rosa Gonçalves, em operação que tem como alvo a cúpula e ex-integrantes da cúpula da corporação, que teria se omitido na contenção dos vândalos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

Os agentes da Polícia Federal estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã para cumprir, no total, sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.

A operação conta com a Procuradoria-Geral da República e o apoio da Corregedoria da PM do Distrito Federal. O ex-comandante da PMDF coronel Fábio Augusto Vieira, também está entre os presos.

Segundo a PGR, a cúpula da PM deixou de agir para impedir o vandalismo contra as sedes dos Três Poderes em razão do alinhamento ideológico com os manifestantes golpistas.

Todos são acusados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e por infringir a Lei Orgânica e o Regimento Interno da PM.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.