Ouvindo...

Relatora quer reconvocar Silvinei Vasques na CPMI e não descarta ouvir ex-presidente Bolsonaro

Senadora Eliziane Gama afirmou que ex-diretor da PRF mentiu durante seu depoimento na comissão

Relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama, quer reconvocação de ex-diretor geral da PRF Silvinei Vasques

A relatora da CPMI dos Atos Antidemocráticos, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), vai pedir uma nova convocação do ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques para esclarecer as ações da corporação no segundo turno das eleições de 2022.

Na avaliação da relatora, a prisão de Silvinei, efetuada nesta quarta-feira (9) pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Constituição Cidadã, reforça a necessidade de uma nova oitiva.

Segundo a relatora, a prisão de Silvinei é a constatação real de que a linha de investigação da CPMI está em consonância com fatos, e não com narrativas. Quando esteve na comissão, Silvinei Vasques “mentiu de forma escancara em várias linhas”, disparou a senadora.

“Falei com o presidente (da CPMI) Arthur Maia sobre a necessidade de reconvocação do Silvinei. Hoje, mais do que nunca, a partir desta prisão, está clara essa necessidade de reconvocação e fazer uma compatibilidade a partir dos documentos que levantamos com as falas dele na comissão”, afirmou a relatora.

Eliziane Gama pretende realizar uma acareação entre Silvinei Vasques e membros do segundo escalação da PRF, que teriam participado, no ano passado, de uma reunião na Superintendência da Bahia, que supostamente discutiu a elaboração de um plano para aumentar o efetivo e a fiscalização em regiões do estado que concentravam grande número de eleitores do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Ela defende ainda uma nova convocação do tenente-coronel Mauro Cid, que era ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro. A CPMI já aprovou requerimentos para obter a quebra de diversos sigilos de Mauro Cid, incluindo a bancária.

“Chegando esse volume de dados, teremos mais elementos para definir a cerca dessas oitivas. Estamos centrados em outros nomes, que estão, inclusive, no entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas eu não descarto a possibilidade de ter que ouví-lo aqui na comissão”, detalhou a relatora.

Até o momento, a CPMI já recebeu dois pedidos de convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de um requerimento de convite à Bolsonaro, protocolado pelo vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Rogério Correia (PT-MG).

A oitiva do hacker Walter Delgatti Netto prevista para amanhã pode ser cancelada. A relatora detalhou que a dificuldade de logística, uma vez que o hacker está preso em São Paulo, pode obrigar a CPMI a remarcar o depoimento. Existe a expectativa de a reunião desta quinta-feira (10) ser transformada em deliberativa para que os integrantes da CPMI possam deliberar sobre os requerimentos protocolados, incluindo os pedidos de convocação de Mauro Cid e Silvinei Vasques.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.