As negociações entre a deputada federal Duda Salabert (PDT) e direção nacional do PT para uma possível aliança na disputa pela prefeitura de BH em 2024 vem desagradando parte do partido em Minas.
Veja mais:
Em um grupo de WhatsApp do diretório nacional do PT, o vice-presidente da sigla e deputado Washington Quaquá (PT-RJ), questionou as negociações entre petistas e Duda.
“Precisamos rediscutir nossa tática para ganhar o eleitor da periferia. Tirar eleitorado lulista, mas conservador nos costumes, para voltar para o lulismo”, afirmou Quaquá ao compartilhar uma matéria que citava as conversas do PT e Duda para uma aliança em Belo Horizonte.
O deputado mineiro Odair Cunha (PT) concordou com o argumento do colega de Câmara e foi ainda mais duro: “Essa história de Duda vai fazer com que o PT desapareça”.
As mensagens do grupo de WhatsApp petista foram divulgadas pelo jornal O Globo e a reportagem da Itatiaia confirmou a existência de tais mensagens. Odair Cunha foi procurado para comentar seu posicionamento, mas não atendeu às ligações e não respondeu às mensagens.
Já o deputado Rogério Correia (PT), que também é cotado para a disputa na capital mineira em 2024, afirma que Duda será muito bem-vinda ao partido, mas que as decisões sobre a candidatura em BH não estão definidas. “Acho ótimo a Duda vir para o PT e já até convidei. Sobre prefeitura meu nome está também colocado”, diz o deputado.
‘Além das pautas identitárias’
A deputada Duda Salabert rebateu as críticas feitas por parlamentares petistas no grupo do diretório nacional e afirmou que sua trajetória política mostra que sua atuação vai além das pautas identitárias.
“A pauta identitária não está no centro das discussões do nosso mandato, mas a dignidade das pessoas trans é um assunto que nos atravessa por ser quem sou. Fui a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte, votada em todas as urnas da cidade, recebi a maior quantidade de votos dos bairros mais pobres da cidade, justamente porque luto pelos mais necessitados. Neste mandato já produzimos mais de 50 propostas legislativas em menos de seis meses. Propusemos soluções para educação, meio ambiente, direitos humanos e vários outros temas. Estamos em comissões, trabalhando em CPIs e ajudando o governo a buscar saídas para reconstruir o Brasil por completo”, afirmou Duda.
A deputada afirma ainda que espera um diálogo com lideranças petistas para discutir propostas para a capital mineira. “Queria muito ter a oportunidade de conversar mais com Quaquá e Odair, parlamentares que admiro para que pudéssemos trocar experiências e quem sabe propor coisas juntos”, concluiu.