Ouvindo...

Vice-governador Mateus Simões assume secretaria de Governo de Zema temporariamente

Deputado estadual Gustavo Valadares (PMN) deve ser oficializado no cargo nos próximos dias

Mateus Simões vai assumir secretaria de Governo pelos próximos dias

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vai acumular a função para a qual foi eleito em 2022 com o cargo de secretário de Estado de Governo - ao menos, temporariamente. A nomeação de Simões foi publicada em edição extra do Diário Oficial ‘Minas Gerais’, nesta segunda-feira (3).

Com exceção das lideranças, que já estavam informadas da decisão do Executivo estadual, a nomeação de Simões e o período de transição pegou de surpresa deputados da base de governo que conversaram com a Itatiaia na tarde de hoje.

O nome que irá assumir a secretaria de Governo, conforme anunciado na última semana é o deputado estadual Gustavo Valadares (PMN), que ocupa o cargo de líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A secretaria de Governo é um cargo-chave na articulação entre Executivo e Legislativo e era ocupada até a semana passada por Igor Eto, que foi exonerado.

A reportagem apurou que Valadares tomará posse no novo cargo na próxima quinta-feira (6), confirmando previsão do próprio vice-governador, Mateus Simões, que disse em entrevista na última semana que Valadares seria oficializado ainda nesta semana.

O que diz o governo Zema

Em nota, o Executivo estadual confirmou a nomeação “tampão” de Mateus Simões.

“O Governo de Minas informa que, a pedido do Governador Romeu Zema, o Vice-Governador Professor Mateus assumiu nesta segunda-feira (03/07) a chefia da Secretaria de Estado de Governo. Ele ficará responsável por conduzir as ações da pasta durante o período de transição, até que o novo Secretário, o deputado estadual Gustavo Valadares (PMN), tome posse efetivamente”, diz o texto.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.