O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (2), durante cortejo popular que comemora a independência do Brasil na Bahia, que o evento em Salvador no dia 2 de julh ofoi “a principal etapa da independência brasileira”.
Lula destacou que nesta data “a gente precisa compreender que Salvador se torna capital provisória pela manifestação e exuberância do povo baiano”.
“Dom Pedro I gritou independência ou morte, mas quem lutou e morreu foi o povo baiano para conseguir a independência”, disse Lula, que chegou nesta manhã na capital baiana para participar das comemorações.
O presidente participou do tradicional desfile ao lado do governador do Estado, o petista Jerônimo Rodrigues, e da sua esposa, a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.
Durante o trajeto, populares fizeram coro de apoio ao presidente e comemoraram a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Inelegível”, gritaram, durante diversos trechos do trajeto. Em outro trecho do trajeto, o presidente também disse que o País “recuperou a alegria”.