O
Todos os 10 ministros votaram a favor da demanda do pedido da gestão Romeu Zema (Novo) - de que o projeto pode avançar mesmo sem autorização da Assembleia. Para o STF, os deputados foram omissos ao não avaliar o projeto de lei do governador que pedia autorização para aderir ao Regime.
Conforme entendimento da Suprema Corte, os
Leia mais:
Zema defende mudanças em Regime de Recuperação Fiscal e ouve conselhos de governadores do RS e RJ ‘Manter as contas de Minas em ordem passa pela adesão à Recuperação Fiscal’, diz vice-governador
O governo federal ainda argumentou que a dívida voltasse a ser paga no mês de julho. Ambos os pedidos foram negados pelos ministros.
Zema fez ‘corpo a corpo’ com STF
Nas últimas semanas,
Na agenda oficial de Zema, constavam, nas últimas semanas, reuniões com Edson Fachin, Luiz Fux e Dias Toffoli - em Brasília - e com Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e André Mendonça (esses na semana passada, por videoconferência). Todos votaram a favor de Zema no julgamento virtual encerrado ontem.
Regime de Recuperação Fiscal
Com a questão encerrada no Supremo Tribunal Federal, o
O plano prevê que o estado consiga quitar a dívida com a União em um prazo mais longo - de 30 anos. Em contrapartida, é obrigado a adotar uma série de medidas de austeridade econômica. Dentre elas está a privatização de empresas estatais e regras mais rígidas para a realização de concursos públicos e para a concessão de reajustes a servidores.