Ouvindo...

‘Otimista’, diz Zema após se reunir com ministros do STF em meio a julgamento sobre Recuperação Fiscal

Governador de Minas se encontrou com Fachin, Fux e Toffoli em Brasília; STF decide futuro do acordo que possibilitará ingresso do estado no Regime de Recuperação Fiscal

Romeu Zema se reuniu com três ministros do STF na tarde desta terça-feira

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse estar “otimista” sobre o resultado de um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode selar o destino do Regime de Recuperação Fiscal no estado.

Zema se reuniu com três ministros da Corte nesta terça-feira (27) - Edson Fachin, Luiz Fux e Dias Toffoli.

Entenda: Zema faz ‘romaria’ no STF em meio a julgamento que pode selar destino do Regime de Recuperação Fiscal

“Estou otimista que tudo está caminhando bem e nós faremos aquilo que é melhor para os 21 milhões de mineiros que merecem bons serviços públicos”, afirmou à Itatiaia.

O STF julga, desde o fim da semana passada, o mérito de uma liminar do ministro Nunes Marques que garante a continuidade das negociações entre o Governo de Minas e o Ministério da Fazenda para a homologação do Regime de Recuperação Fiscal sem o aval da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“Tivemos uma tarde aqui em brasília com muitas reuniões com os ministros do STF para estarmos tratando a respeito do Regime de Recuperação Fiscal, que é o plano de recuperação econômica de Minas Gerais e vai possibilitar que o Estado pague, num prazo muito mais longo, a dívida que tem com a União”, disse Zema ao defender a medida que prorrogará por 30 anos o pagamento das parcelas da dívida com o governo federal.

“Isso vai fazer com que Minas tenha a condição de continuar pagando em dia os seus compromissos. Estamos abertos a qualquer alternativa, a qualquer análise, mas do nosso ponto de vista, o Regime é de fundamental importância e ainda não visualizamos outra alternativa”, completou Zema ao resumir que as conversas “foram muito boas”.

O governador mineiro já havia se reunido com outros três ministros da Suprema Corte, por videoconferência, na semana passada: Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e André Mendonça. Todos os 10 ministros do STF votam no processo.

“A Secretaria do Tesouro Nacional já tem analisado o caso de Minas ponto a ponto e com essa decisão do Supremo, que será dada até o final dessa semana, nós, com toda certeza, teremos até o final do ano para definirmos outros detalhes”, concluiu.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.