O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), se reúne na manhã desta terça-feira (23) com 30 empresários, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP).
A reunião, realizada na residência oficial do Senado, será fechada e terá como tema principal a taxa de juros no Brasil e discutirá o cenário econômico no país.
Entre os empresários que participam do encontro estão Josué Alencar, presidente da Fiesp; Rubens Menin, do grupo MRV e banco Inter; Flávio Rocha, da Riachuelo; Benjamin Steinbruch, da CSN; André Esteves, do banco BTG Pactual.
A taxa de juros adotada pelo Banco Central hoje, em 13,75%, é considerada um patamar altíssimo. Segundo o BC, a taxa alta tem objetivo de conter o aumento da inflação. No entanto, como efeito colateral, ela atrapalha financiamentos e investimentos, paralisando a economia do país.
Também participam da reunião alguns integrantes do ‘Conselhão’, como o ex-ministro Walfrido Mares Guia e o empresário da área da mineração Lucas Kallas.