O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta quinta-feira (5), sua primeira reunião com os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, chamado de “Conselhão”. O grupo, formado por 246 representantes da sociedade civil, tem pessoas de diversos setores nacionais, como o empresário Abílio Diniz, o influenciador Felipe Neto, a empresária Leila Pereira, presidente do
Durante o encontro, ocorrido no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), Lula chamou o grupo de “fotografia do Brasil” que sua gestão pretende erguer. Ele pretende utilizar o colegiado como “espaço de produção” em prol do governo federal. A posse dos conselheiros ocorreu justamente nesta quinta-feira.
“Esse conselho, repleto de diversidade e repleto de diferenças, pode ser uma fotografia do Brasil que queremos construir. Não é um espaço para as pessoas falarem bem do governo; também não é espaço para as pessoas só fazerem diagnóstico. É um espaço para vocês ajudarem a governar este país. É um espaço para vocês dizerem como querem que as coisas sejam feitas”, disse.
O “Conselhão” volta a compor a estrutura do governo federal após quatro anos de hiato. Isso porque, sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o grupo não funcionou.
Mineiros vão ser conselheiros de Lula
Entre os
Durante o discurso que fez, Lula afirmou que o Brasil enfrentou “momentos de trevas” ao longo do governo passado.
“Isso aqui (o “Conselhão”) é um espelho para a sociedade que estamos criando neste momento. Vai depender muito de nós o futuro que, na minha opinião, chegou depois das eleições”, pontuou.
Lucas Kallas, presidente da Cedro Mineração, é outro representante de Minas Gerais no Conselho de Desenvolvimento Econômico.