Ouvindo...

MP investiga nomeação como secretária de sogra de prefeito que se casou com adolescente de 16 anos

Hissan Hussein Dehaini, de 65 anos, que se casou com uma adolescente de 16 anos pediu desfiliação do Cidadania,

Pela Constituição Federal, agentes públicos não podem nomear, contratar ou favorecer familiares e parentes

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) informou nessa terça-feira (25) que está apurando a nomeação da sogra do prefeito Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, sendo nomeada para o cargo um dia depois de Dehaini se casar com a filha dela, uma adolescente de 16 anos.

Segundo a reportagem do G1, O MP-PR afirmou que, como a situação envolve adolescente, informações sobre o caso são sigilosas. Pela Constituição Federal, agentes públicos não podem nomear, contratar ou favorecer familiares e parentes em cargos do poder público. Popularmente, o ato é conhecido como nepotismo.

Uma tia da adolescente também é lotada no Executivo municipal. O casamento entre Hissan e a jovem foi permitido após consentimento dos pais da adolescente. Em 2019, foi sancionada a lei que proíbe o casamento de menores de 16 anos. O Código Civil (Lei 10.406, de 2002) prevê a possibilidade na qual pais ou responsáveis de jovens com 16 e 17 anos podem autorizar a união.

Desfiliação O prefeito da cidade de Araucária, Hissan Hussein Dehaini, de 65 anos, que se casou com uma adolescente de 16 anos pediu desfiliação do Cidadania, partido ao qual estava filiado há 14 anos. O pedido de desfiliação foi entregue ao diretório estadual da legenda nessa terça-feira (25), após repercussão do caso.

“Eu, Hissam Hussein Dehaini anuncio meu desligamento do partido Cidadania, agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação”, diz o teor do documento entregue na sede da agremiação.

Quem é o prefeito que se casou com jovem de 16 anos

Empresário, Hissan Hussein Dehaini foi o primeiro prefeito a ser reeleito em Araucária, município que fica na região metropolitana de Curitiba. Ele venceu as eleições com folga ao receber 47.613 votos (68,49% do total) no primeiro turno das eleições de 2020. Segundo a Justiça Eleitoral, declarou ter R$ 14 milhões em bens, incluindo, um helicóptero.

Hissam Hussein se divorciou da segunda mulher no ano passado. De acordo com o Tribuna PR, em maio de 2006, o empresário sofreu um grave acidente na BR-277. Na ocasião, a primeira esposa dele, Rose Hissan Dehaini, de 47 anos, morreu.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.