Ouvindo...

Número 2 de Flávio Dino, Ricardo Capelli assume GSI interinamente

Secretário-executivo do Ministério da Justiça foi nomeado interventor federal na segurança do DF no início do ano

Ricardo Cappelli, número 2 de Flávio Dino no Ministério da Justiça, assume GSI interinamente

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, vai assumir a chefia do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), após a demissão do general da reserva Gonçalves Dias, confirmada na tarde desta quarta-feira (19).

Cappelli é o braço-direito do ministro Flávio Dino (PSB) e ganhou a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de ter sido nomeado interventor federal na segurança pública do Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, o governo federal decretou intervenção na pasta após a demissão e pedido de prisão do então secretário, Anderson Torres - que está preso até hoje.

Leia também:

Com a nomeação de Cappelli, o governo federal tenta minimizar a crise provocada no Gabinete de Segurança Institucional depois que a CNN Brasil divulgou imagens internas do Palácio do Planalto que mostram o então ministro Gonçalves Dias circulando pelos corredores da sede do Executivo em meio a invasores.

Em um trecho do vídeo, ele aparece abrindo a porta para manifestantes e indicando o que parece ser uma saída de emergência do Planalto. Outros agentes do GSI também estavam no local.

Entre a divulgação das imagens e o pedido de demissão do ministro passaram-se cerca de sete horas. Gonçalves Dias se reuniu com o presidente Lula em meio à crise.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.