Em meio ao aumento de ameaças de ataques a escolas em todo o Brasil, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou projeto de lei nesta quarta-feira (12) que determina que o governo estadual treine alunos e professores sobre a forma correta de agir diante de atos violentos nas escolas, acidentes e desastres.
O texto também prevê a criação de campanhas educativas para prevenir violência nas escolas estaduais, assim como sobre as ações da Defesa Civil na prevenção de acidentes.
A proposta, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PL), foi aprovada em segundo turno e segue para sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo). Mais cedo, o
Veja também:
“As medidas iniciais são acertadas, mas elas ainda têm que ser aprofundadas”, disse Sargento Rodrigues (PL), que é presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG e autor do projeto de lei. “A proposta vai permitir a cooperação entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Educação para prevenir e reprimir atos violentos no ambiente escolar”.
Projeto quer reforço de policiais da reserva
Rodrigues protocolou outro projeto para autorizar que o governo de Minas contrate policiais da reserva para atuar na segurança das escolas. O texto, no entanto, ainda está na fase inicial de tramitação.
Ainda no campo da segurança pública, também foi aprovado nesta quarta-feira projeto para proibir tomadas elétricas em áreas utilizadas por cidadãos presos em penitenciárias de Minas Gerais. O texto, de autoria de Bruno Engler (PL), foi aprovado em primeiro turno.