Ouvindo...

Perto de perder mandato, vereador de BH marca sessão para homenagear Olavo de Carvalho

Bolsonarista, Uner Augusto (PRTB) deve perder o mandato após partido ter sido condenado por fraude em cota de gênero

Morto em 2022, Olavo de Carvalho terá homenagem póstuma na Câmara de BH

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) vai homenagear nesta terça-feira (11), em sessão solene, o escritor Olavo de Carvalho, conhecido como um dos principais ideólogos do bolsonarismo no Brasil. A sessão está marcada para as 19 horas.

A sessão, em homenagem ao aniversário de nascimento de Olavo, foi proposta pelo vereador Uner Augusto (PRTB). Olavo de Carvalho nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, em 29 de abril de 1947 e completaria 76 anos em 2023. Ele faleceu nos Estados Unidos em janeiro do ano passado.

Vereador deve perder o cargo

O vereador Uner Augusto assumiu o cargo no início do ano depois que NIkolas Ferreira, hoje no PL, tomou posse como deputado federal. Ele havia ficado na primeira suplência do PRTB, partido no qual Nikolas foi eleito nas eleições municipais de 2020.

No entanto, Uner pode estar vivendo os últimos dias no cargo de vereador de Belo Horizonte. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o PRTB por fraude na cota de gênero naquelas eleições. Com isso, todos os 42 mil votos de candidatos da legenda - entre eles os 2.735 votos obtidos por Uner - serão anulados.

A decisão final deve sair no dia 18 de abril, quando o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) convocou uma sessão para retotalizar os votos daquela eleição. Com isso, a Justiça Eleitoral deve adotar as providências para que a Câmara de Belo Horizonte dê prosseguimento à nomeação de um outro suplente.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.