Ouvindo...

Próximo de perder mandato, vereador marca 'às pressas’ sessões solenes

Até o início da semana passada, Uner ainda não havia marcado os encontros

Até o início da semana passada, Uner ainda não havia marcado os encontros

Em vias de perder o mandato depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana retrasada, o vereador Uner Augusto (PRTB) decidiu “correr” para realizar as duas sessões solenes que têm direito já nesta semana: nesta terça-feira (11), o parlamentar da Câmara de BH promove uma homenagem ao escritor Olavo de Carvalho, falecido no ano passado. Na quarta (12), Uner homenageia uma associação e rádio católica.

Cada vereador tem direito a convocar duas sessões solenes por ano, segundo resolução interna da Câmara. Até o início da semana passada, Uner ainda não havia marcado os encontros.

Na decisão do TSE, a Corte considerou válida uma ação do PSOL que alegava que o PRTB, na eleição de 2020, se valeu de candidaturas femininas falsas para burlar a legislação que prevê uma cota mínima de 30% para candidatas mulheres.

A propósito, ainda há expectativa sobre quem vai assumir a cadeira de Uner - ele ganhou o mandato depois da eleição de Nikolas Ferreira para a Câmara Federal. Até aqui, os cálculos internos na Câmara de BH indicam que o ex-vereador César Gordim (PROS) herdaria a vaga, mas o mistério só será solucionado mesmo no dia 18, data que a 29ª Zona Eleitoral de BH marcou audiência para fazer a retotalização e recálculo dos quocientes eleitoral e partidário de 2020.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.