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Zema assina contrato de concessão do Rodoanel Metropolitano; veja detalhes do projeto

Cerimônia na Cidade Administrativa oficializou a concessão com empresa italiana que vai construir e gerir o Rodoanel de BH

Governador Romeu Zema

O governador Romeu Zema (Novo) assinou na manhã desta sexta-feira (31) o contrato de concessão do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte. A obra é a aposta do governo estadual para desafogar o trânsito do Anel Rodoviário e melhorar a mobilidade entre os municípios da Grande BH.

A cerimônia na Cidade Administrativa contou com a presença de secretários de Estado, deputados, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, prefeitos da Região Metropolitana e com o CEO da INC SPA, Cláudio Dogliani.

A empresa italiana venceu o leilão do Rodoanel em agosto do ano passado e será a responsável pela construção e pela gestão da via nos próximos 30 anos.

O projeto recebe críticas das prefeituras de Betim e de Contagem, que apontam irregularidades no traçado proposto e questionam os impactos sociais e ambientais que serão causados pelo Rodoanel.

Lembrança de Brumadinho

O governador afirmou que a obra vai transformar a região metropolitana da capital e facilitar o transporte de milhões de motoristas que passam pelo local. Zema lembrou também o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.

“Quero salientar que tudo que estamos fazendo hoje, celebrando, teve o início no dia 25 de janeiro de 2019, com a tragédia de Brumadinho, que custou 272 vidas. Eu assumi o compromisso pessoal com a cidade, com os familiares, que por ocasião de todas as obras que tenham recursos desta tragédia, eles seriam convidados e nós teríamos uma placa com os nomes dessas vítimas. Isso para ficar muito claro, aquelas vidas se foram, mas muitas serão salvas com essas obras”, afirmou Zema.

“Essas mesmos recursos também estão propiciando a conclusão de seis hospitais regionais, que também irão salvar vidas. Então, é satisfatório e até emocionante saber que estamos fazendo, com aquilo que custou tanto sofrimento, se transformar em benfeitorias para os 21 milhões de mineiros”, disse.

O CEO da INC S.P.A, Cláudio Dogliani, ressaltou a boa relação entre mineiros e italianos nas últimas décadas e disse que a obra representará o fortalecimento da parceria entre o Brasil e a Itália.

“Hoje é um grande dia para a empresa, ao celebrar o contrato dessa concessão que vai mudar a história desse maravilhoso território. É um sonho para nossa sociedade, após um trabalho de anos para chegar até aqui, desde a publicação do projeto, em 2020, até este momento. Os laços entre Itália e Brasil sempre foram muito fortes. Várias empresas com ligações fortes, muitas empresas chegaram neste estado e hoje nossa empresa não se sente uma estrangeira, mas nos sentimos uma empresa ítalo-brasileira. Cada longa viagem começa com o primeiro passo e hoje começa a construção do rodoanel de BH”, disse Dogliani.

Cronograma da obra

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza, afirmou que a assinatura é o passo inicial de uma maratona que vai durar cinco anos, até a conclusão das obras em 2028.

“São 100 quilômetros de extensão. Na primeira fase, as alças Norte e Oeste serão concluídas nos primeiros 5 anos contados a partir de agora, representando 70% desta extensão. São R$ 5 bilhões de investimentos, sendo R$ 3 bilhões do acordo de Brumadinho e R$ 2 bilhões do investidor privado”, afirmou o secretário.

“Um projeto desta magnitude demanda uma capacidade de colaboração, diálogo e um grande esforço de construção de convergências. Para chegar até aqui foi um processo amplo de escuta, tivemos oito audiências públicas, mais de 600 contribuições formais, centenas de reuniões técnicas e mais de 10 propostas de traçado foram estudadas para chegar ao traçado diretriz deste projeto”, disse Pedro Bruno.

Conheça os detalhes do projeto:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.