Ouvindo...

Haddad apresenta projeto do novo marco fiscal nesta quinta-feira (30)

Ministro da Fazenda vai apresentar texto ao Senado e depois concederá entrevista explicando proposta do governo federal

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai apresentar nesta quinta-feira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), vai apresentar nesta quinta-feira (30) o novo marco fiscal do governo federal. Chamado pela equipe econômica de “arcabouço fiscal”, as medidas são consideradas fundamentais para sinalizar ao mercado a intenção do governo em controlar os gastos públicos.

Veja mais: Haddad tem aval de Lula e apresenta arcabouço fiscal a Lira e Pacheco

De acordo com a agenda oficial do ministro, a divulgação oficial acontecerá às 10h30

Antes do anúncio, Haddad vai apresentar o texto para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e para outros líderes da Casa.

A coletiva para explicar como o novo marco vai funcionar terá a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) e dos secretários da pasta da Fazenda.

De acordo com lideranças parlamentares e integrantes do governo que participaram das discussões sobre o novo marco, a proposta prevê déficit primário zero em 2024, superávit de 0,5% do PIB em 2025 e superávit de 1% em 2026.

A maneira de alcançar esses números seria implementar uma regra em que as despesas do governo não podem crescer mais do que as receitas.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.