O governador afastado do Distrito Federal,
De acordo com Moraes, até o momento, as investigações não mostraram indícios de que Ibaneis estaria impedindo o trabalho da Justiça ou destruindo provas e, portanto, a decisão do afastamento não poderia mais continuar.
“O momento atual da investigação (...) não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida, pois não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado Ibaneis Rocha possa comprometer à presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas”, diz trecho do despacho.
A decisão de Moraes, no entanto, não afasta as investigações contra o emedebista. Ele também poderá ser afastado, novamente, caso o Judiciário entenda que ele, de alguma forma, trabalhou para dificultar as investigações.
Afastamento de Ibaneis Rocha
A decisão pelo afastamento do governador reeleito partiu de um
Na época, ele ainda citou que uma apuração separada investigará a responsabilidade do ex-secretário de Justiça e Segurança Pública do Distrito Federal,
Outra decisão tomada como consequência das ações dos bolsonaristas no dia 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, foi a decretação de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Na ocasião, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Capelli, foi nomeado para comandar a área.