Depois de afastar por 90 dias o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do seu cargo, o ministro Alexandre de Moraes liberou a decisão para ser analisada pelos demais membros da Suprema Corte. O julgamento será virtual e os ministros poderão submeter seus votos ao longo desta quarta-feira (11).
Ibaneis foi afastado por decisão de Moraes, na madrugada desta segunda-feira (9), que atendeu a pedidos do senador Randolfe Rodigues (Rede-AP), do chefe da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e da Advocacia-Geral da União (AGU).
Ao determinar o afastamento de Ibaneis, o ministro Alexandre de Moraes disse que a conduta do governador nas ações para conter os episódios de violência na praça dos Três Poderes foi “dolosamente omissiva”. O ministro destacou que o emedebista deu declarações defendendo uma “falsa livre manifestação política em Brasília” mesmo ciente dos avisos sobre os riscos de ataques às instituições.
“O afastamento do exercício do cargo se trata, portanto, de medida razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública com a cessação da prática criminosa reiterada”, diz trecho da decisão de Moraes.
Após o afastamento de Ibaneis, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), assumiu o cargo.