Ouvindo...

Afastado há quase um mês, Ibaneis Rocha pede ao STF para voltar ao governo do DF

Governador afastado quer antecipar retorno ao Executivo do Distrito Federal

Defesa do governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, pede antecipação do retorno ao Executivo

A defesa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para antecipar o retorno do chefe do Poder Executivo ao cargo.

Veja mais: ‘Repudia atos golpistas’, diz advogado de Ibaneis após operação em sua casa

A decisão de afastar Ibaneis do cargo por 90 dias foi tomada no dia 9 de janeiro, um dia após manifestantes invadirem e depredarem as sedes dos Três Poderes, em Brasília, pelo ministro Alexandre de Moraes.

O ministro avaliou que Ibaneis poderia ter atuado de forma conivente, permitindo que os grupos radicais chegassem até a Praça dos Três Poderes.

A decisão foi tomada por Moraes sem que o ministro recebesse algum pedido por parte do Ministério Público e rendeu críticas de juristas e de outros políticos.

Desde o afastamento de Ibaneis, o governo do DF vem sendo liderado pela vice-governadora Celina Leão (PP).

A defesa de Ibaneis Rocha diz que os fatos relacionados aos atos antidemocráticos já foram apresentados e que o governador deve ser reconduzido. Ela cita também o relaxamento da prisão preventiva do ex-comandante da Polícia Militar no DF, Fábio Vieira.

Na sexta-feira (3), o ex-comandante da PM teve sua prisão revogada. Moraes concedeu ao policial liberdade provisória, mas proibiu que ele saia do Distrito Federal sem prévia comunicação ao STF.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.