O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, nesta quinta-feira (16), com a presidente da Comissão Europeia, a belga Ursula Von der Leyen. A conversa consta na agenda oficial do presidente, divulgada pelo Palácio do Planalto.
O principal tema da ligação foi o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, finalizado em 2019 mas que ainda depende da aprovação dos órgãos Legislativos dos países que compõem os dois blocos.
Segundo Von der Leyen, Brasil e União Europeia estão estreitando suas relações para que o acordo atinja a “linha de chegada”. Ainda segundo a autoridade europeia, outro tema abordado na conversa foi a luta contra o desmatamento.
Em uma rede social, a presidente da Comissão Europeia disse estar ansiosa para visitar o Brasil em breve, ao que Lula respondeu que ela seria muito recebida no país.
“Vamos reforçar as parcerias entre Brasil e União Europeia para o fortalecimento das nossas economias e no avanço de causas comuns para a construção de um mundo melhor”, afirmou.
Conclusão do Acordo Mercosul-UE
Essa não é a primeira vez que o presidente Lula fala com autoridades europeias sobre a conclusão do acordo entre Mercosul e a União Europeia. No fim de janeiro, o
“Quero dizer ao chanceler que vamos fechar o acordo, se tudo der certo, até o fim desse semestre. É nossa ideia de encaminhar para ter acordo para que a gente possa começar a discutir outros assuntos”, afirmou em entrevista coletiva realizada após o encontro bilateral, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Leia mais:
Após ameaça de Macron, União Europeia diz que manterá apoio em acordo com Mercosul Lula defende fortalecimento do Mercosul, mas ouve ressalvas de presidente uruguaio Áustria reitera oposição a acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Os termos do tratado foram fechados em junho de 2019, quando o texto foi encaminhado para aprovação dos órgãos Legislativos de cada país - o que ainda não foi feito já que a União Europeia via restrições à política ambiental do governo Bolsonaro.