Ouvindo...

Empresa de turismo nega ter financiado viagem para atos criminosos em Brasília

Squad Viagens e Turismo aparece em lista da AGU sobre financiamento de viagens de bolsonaristas no último domingo (8)

AGU mira financiadores de atos golpistas em Brasília

Uma empresa de turismo, citada pela Advocacia-Geral da União (AGU) por ter financiado viagens de bolsonaristas a Brasília para os atos golpistas do último domingo (8) negou ter financiado a viagem. Um ônibus da Squad Viagens e Turismo foi apreendido na capital federal após o quebra-quebra praticado por bolsonaristas nas sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

A AGU pediu à Justiça Federal o bloqueio de R$ 6,5 milhões em bens da Squad e mais seis empresas, além de 52 pessoas físicas, suspeitas de terem financiado transporte para que golpistas se deslocassem até a capital federal no último fim de semana.

O montante pedido à Justiça considera apenas a estimativa de danos nos prédios do Senado e da Câmara dos Deputados. Não houve avaliação dos prejuízos causados ao prédio do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

Leia também:

Em resposta encaminhada à reportagem, a Squad Viagens e Turismo disse ter enviado esclarecimentos sobre o aluguel do ônibus apreendido às autoridades competentes e que a viagem é financiada por uma empresa que a contratou.

“A Squad não financiou a viagem. A Squad é uma operadora de turismo que recorre a terceiros quando necessita alugar veículos para seus serviços. O nome do contratante da viagem a Brasília, bem como o nome de quem efetuou o pagamento e a lista de passageiros já foram encaminhada às autoridades responsáveis”, disse trecho da nota.

A empresa disse, ainda, que opera com serviço de fretamento para o mercado e também alugou nove veículos para a posse do presidente Lula, em 1º de janeiro. Por fim, a Squad também repudiou os ataques realizados em Brasília no dia 8 de janeiro.0

Confira a nota, na íntegra

Squad Viagens e Turismo já enviou às autoridades competentes esclarecimentos sobre o aluguel do ônibus apreendido no último domingo, em Brasília. A Squad não financiou a viagem. A Squad é uma operadora de turismo que recorre a terceiros quando necessita alugar veículos para seus serviços. O nome do contratante da viagem a Brasília, bem como o nome de quem efetuou o pagamento e a lista de passageiros já foram encaminhada às autoridades responsáveis.

Vale registrar que a Squad opera com o serviço de fretamento para o mercado e alugou, recentemente, outros nove veículos para Brasília para a posse do presidente Lula.

Importante ressaltar que a empresa repudia veementemente os ataques realizados no dia 08 de janeiro contra a democracia e reforça seu apoio incondicional às autoridades judiciais e policiais nas necessárias medidas investigatórias. Todas as informações do contrato foram repassadas às autoridades judiciais e policiais.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.