Ouvindo...

Bolsonaro marca despedida e deve deixar o Brasil antes da posse de Lula

Sem a presença do presidente, ainda há dúvidas sobre quem transmitirá a faixa presidencial ao vencedor das eleições

Em 2019, Bolsonaro recebeu a faixa presidencial das mãos de MIchel Temer

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), deve deixar o Brasil antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro. Com viagem marcada para os Estados Unidos na próxima quinta-feira (29), ele não participará da cerimônia para passar a faixa ao novo presidente.

De acordo com informações da CNN Brasil, antes de embarcar para os Estados Unidos, Bolsonaro deve fazer uma despedida para seus aliados. Ainda não se sabe se a cerimônia seria no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, ou em outro local.

A Presidência da República foi procurada pela reportagem e não confirmou ou negou a informação. Segundo a assessoria de imprensa, o presidente não está realizando agendas oficiais.

Sem a presença de Bolsonaro, ainda não se sabe quem irá entregar a faixa presidencial a Lula. Recentemente, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse que não participaria da cerimônia porque este não seria seu “papel”. A equipe do cerimonial da posse avalia outras formas de cumprir o rito, que não está descrito na Constituição Federal, mas que é simbólico.

De acordo com o roteiro da cerimônia de posse de Lula, o presidente eleito faz o trajeto, de carro, até o Congresso Nacional por volta das 14h30 e a cerimônia no Palácio do Congresso está prevista para as 15h. Em seguida, há fila de cumprimentos de chefes de Estado no Palácio do Planalto e a recepção de representantes de delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.