O Senado Federal homenageia, em sessão especial nesta quinta-feira (25), a Rádio Itatiaia pelos 70 anos de sua fundação.
Autor do requerimento para a promoção da sessão, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) destacou a importância da rádio para a informação em Minas Gerais.
Pacheco justifica que a Rádio Itatiaia é a principal emissora de Minas Gerais e uma das cinco mais ouvidas do país. “A história da Rádio Itatiaia se confunde com a história do rádio no Brasil”, afirmou o senador.
Além disso, ela foi a primeira no estado a utilizar satélite para fazer transmissões internacionais, assim como ao vivo pela internet. Como exemplo de sua atuação, a rádio cobriu todas as Copas do Mundo e Olimpíadas realizadas desde 1966.
“Maior rede de emissoras em território mineiro (chegando, atualmente, a mais de 800 municípios do estado), a Rede Itatiaia — composta pela Rádio Itatiaia AM/FM e mais quatro emissoras, localizadas em Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto e Varginha — busca identificar-se e adaptar-se à cultura local de cada região”, afirma Pacheco.
O presidente da Itatiaia, Diogo Gonçalves, ressaltou o compromisso da Itatiaia em levar informações de qualidade para seus ouvintes, leitores e telespectadores. “Falar da Rádio Itatiaia é falar de gente. De gente que ouve, que acompanha, que curte, que compartilha, que analisa, que checa, que cobra, que questiona, mas acima de tudo, que confia. Confiança é a melhor palavra que define o que a rádio Itatiaia representa nessas sete décadas para o povo de Minas”, afirmou Diogo em discurso no Senado.