Ouça a rádio

Compartilhe

Bolsonaro se reúne com Biden: saiba quais são os temas na pauta

Primeira reunião entre os líderes ocorre hoje, durante Cúpula das Américas

Bolsonaro e Biden se reúnem pela primeira vez

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontra, nesta quinta-feira (9), com o presidente norte-americano Joe Biden, em uma reunião bilateral que faz parte da programação da Cúpula das Américas, que ocorre em Los Angeles até a próxima sexta-feira (10). Essa é a primeira reunião entre os líderes desde a posse de Biden há um ano e cinco meses.

A expectativa é de que o encontro gire em torno de temas como a crise climática e o compromisso, por parte do presidente Bolsonaro, para garantir eleições livres e transparentes no Brasil. Os países também aguardam o anúncio de uma liberação

Em entrevista concedida nesta quarta, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, que o tema "eleições livres e transparentes" será abordado por Biden durante o encontro.

"Acredito que o presidente discutirá eleições democráticas, abertas livres e transparentes. Vamos ver o que Bolsonaro trará à mesa", afirmou.

Eleições

O presidente voltou à carga contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seu presidente, o ministro Edson Fachin, nas últimas semanas, colocando em xeque a segurança das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro como um todo.

Anteontem, durante um evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que Fachin "estuprou" a democracia brasileira ao convidar embaixadores de outros países para reafirmar a segurança das urnas e do processo de votação.

“A política externa é minha e do ministro França. Ele convida em torno de 70 embaixadores e, de forma indireta, ataca a Presidência da República, como um homem que não respeita a Constituição, não respeita o processo eleitoral”, atacou. "O que é isso se não um arbítrio, um estupro eleitoral?", completou Bolsonaro.

Bolsonaro continuou:

“Eu sou o chefe das Forças Armadas, nós não vamos fazer papel de idiotas (...) O ministro que solta o Lula é o mesmo que está à frente do Tribunal Superior Eleitoral dando as cartas”, disse em referência a Fachin.

Clima e Amazônia

Ainda de acordo com Sullivan, outro assunto na mesa é a questão climática que, segundo ele, pode ser "uma área de progresso entre Estados Unidos e Brasil".

O conselheiro do presidente Joe Biden também confirmou que o líder norte-americano deve fazer um anúncio "modesto, mas significativo" para ações de preservação da floresta Amazônica, presente nos territórios de nove países.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido