Ouvindo...

Receita paga restituições de quem declarou IR no prazo; veja detalhes

Apesar da previsão inicial de cinco lotes, Fisco realizou pagamento das últimas restituições em agosto

O quinto lote, que estava previsto para o dia 30 de setembro, não será liberado

A Receita Federal informou que concluiu o pagamento de todas as restituições do Imposto de Renda referente às declarações de 2025 já no quarto lote, liberado em agosto. Segundo o órgão, apesar da previsão inicial de pagamento em cinco lotes, o Fisco conseguiu antecipar os pagamentos. Quem ainda não recebeu pode ter caído na malha fina.

Até o momento, quase R$ 40 bilhões em restituições foram pagos em um total de 22 milhões de declarações, segundo a Receita Federal. Todos os contribuintes que entregaram a declaração em dia e sem inconsistências já tiveram a restituição liberada.

Com isso, o quinto lote, que estava previsto para o dia 30 de setembro, não será liberado. É possível consultar a situação completa com o leão por meio da página da Receita Federal na internet na aba “Meu Imposto de Renda”, por meio do “Extrato do Processamento”.

Não recebi, e agora?

O contribuinte que ainda não tiver recebido a restituição pode identificar e corrigir os erros espontaneamente por meio da página do órgão na internet.

É importante que isso aconteça antes que a Receita Federal instaure o procedimento fiscal, pois caso isso aconteça o processo não será mais espontâneo e poderá incidir em multa.

Uma pessoa pode entrar na malha fina quando o fisco encontra diferença entre as informações declaradas pelo contribuinte e por outros entidades. Caso isso aconteça, a declaração é separada para uma análise mais profunda.

O processo é chamado de malha fiscal, ou “malha fina”, como é popularmente conhecido. As informações relacionadas a pendências com o leão podem ser consultadas no serviço “Pendências de malha”, partir deste link.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas