Ouvindo...

Imposto de Renda: quando começa a declaração retificadora?

Após o último dia do prazo, que terminou em 31 de maio, o contribuinte tem até 5 anos para fazer a retificação

Imagem ilustrativa

Para quem perdeu o prazo de envio da Declaração do Imposto de Renda 2023, que terminou nessa quarta-feira (31), e precisa enviar a retificadora tem o prazo de até 5 anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sob fiscalização.

A data do envio da retificadora será considerada para fins de priorização no pagamento das restituições, e não a data da declaração original.

As declarações sob procedimento fiscal não podem ser retificadas. O procedimento fiscal começa a contar no momento em que o contribuinte recebe uma intimação fiscal da Receita Federal.

Se a declaração caiu em malha fiscal, por exemplo, mas ainda não foi intimado, pode retificar. Na retificação online e pelo celular o contribuinte não conseguirá corrigir as informações de atividade rural e ganhos de capital que tenha importado dos programas auxiliares. Nestes casos, baixe e utilize o programa do imposto de renda no seu computador.

Malha fina

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda terminou nessa quarta-feira (31). Para saber se ficou na malha fina, o contribuinte precisa monitorar.

O monitoramento é realizado na página da Receita Federal, clicando no banner “portal e-CAC”. Na sequência, deverá escolher a opção “Acesso GOVBR”, clicar no botão “entrar com gov.br”, digitar o CPF e a senha. Já dentro do e-CAC, na tela principal, o contribuinte deverá acessar a opção “Declarações e Demonstrativos” e na sequência clicar em “Meu Imposto de Renda” para visualizar a aba contendo as “Declarações do IRPF” disponíveis para consulta do processamento.

Se o contribuinte caiu em malha, mas considera que todas as informações estejam corretas, ou que a pendência da declaração depende da apresentação de documentos, o contribuinte pode entregar voluntariamente os documentos que comprovem as informações prestadas na sua declaração.

Com informações da Agência Brasil

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022