Cair na malha fiscal, o mesmo que “malha fina”, significa que a Declaração do Imposto de Renda do contribuinte será submetida a uma análise mais profunda. Nesse caso, é preciso comprovar algumas informações.
Para saber se esse é o seu caso, o primeiro passo é conferir a situação da sua declaração no portal e-Cac, o site de atendimento da Receita Federal. Faça o login com uma conta Gov.br e siga para a aba “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, clique em “IRPF 2025".
Se você estiver na “malha fina”, a sua situação constará como “com pendências”. Se tiver direito à restituição, o contribuinte não receberá enquanto a sua declaração estiver em análise na malha. Além dessa mensagem, os contribuintes poderão se deparar também com os seguintes status:
- Processado: quando a declaração foi computada;
- Em análise: quando os dados entregues ainda estão em análise;
- Em fila de restituição: quando o contribuinte está aguardando os impostos a restituir (a receber);
- Retificada: quando a declaração anterior foi corrigida por uma nova;
- Cancelada: quando a declaração foi anulada pelo contribuinte ou pela Receita.
Para retificar o IR e seguir com o procedimento, o contribuinte deve reunir os mesmos documentos exigidos no prazo regular. São eles:
- Informes de rendimento de todas as fontes pagadoras;
- Informes bancários e de investimentos;
- Recibos de despesas médicas e educacionais;
- CPF dos dependentes e comprovantes de residência;
- Informações sobre bens, imóveis, veículos, entre outros.
Entenda como funciona a “malha fina” ou malha fiscal
Ao enviar a declaração de imposto de renda, ela passa por uma análise minuciosa da Receita Federal. São verificadas as informações declaradas e, então, elas são comparadas com informações fornecidas por outras entidades que também entregam declarações à Receita, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.
Cair na malha fiscal (“malha fina”) não significa que sua declaração esteja errada, mas talvez você tenha que comprovar algumas informações declaradas. Se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas por você e as informações apresentadas pelas outras entidades, sua declaração será separada para uma análise mais profunda. É o que se chama de malha fiscal, ou “malha fina” como é popularmente conhecida.
*Sob supervisão de Marcello Pereira