A empresa 99 vai expandir sua atuação na Região Metropolitana de Belo Horizonte com o inicio da operação da 99food, sua plataforma de
Com a operação, a 99 traz para BH a guerra dos deliverys, uma disputa pelo mercado consumidor com o Ifood e a chinesa Keeta que já movimenta outras cidades, especialmente São Paulo. A empresa também afirma ter mais de 46 mil
Segundo o diretor de comunicação da 99, Bruno Rossini, o objetivo é oferecer os preços mais justos do mercado, com incentivos para que o produto seja testado. A empresa está oferecendo entregas grátis e cupons de desconto de R$ 99,00.
“Nosso objetivo é melhorar esse ecossistema, desafiar as condições impostas nos últimos cinco anos quase que monopólicas pelos players que estavam aqui, pra fazer diferente e devolver o poder e a rentabilidade pra mão de quem faz o mercado geral: quem cozinha, quem entrega e quem come”, declarou.
A 99 também oferece um bônus de R$ 250 para os entregadores a cada 20 corridas. “O profissional autônomo, que entrega a comida quente, precisa ser valorizado. Nos não estamos prometendo, estamos entregando isso a eles. Isso devolve a oportunidade de pensar a produtividade dele como um todo”, disse.
Concorrência
No mês passado, a Keeta acusou a 99 de concorrência desleal, afirmando que a empresa teria investido quase R$ 1 bilhão para fechar contratos com restaurantes que impedia negócios com a chinesa. Segundo a acusação, os contratos não impediam os negócios com o Ifood, que detém mais de 80% do mercado, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
No início de novembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) anunciou que iria monitorar de perto o mercado de delivery para coibir práticas predatórias. O acompanhamento do varejo online de comida se dá nas cidades de Goiânia, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo e São Vicente.
“Ao monitorar e acompanhar de forma contínua a estrutura, dinâmica e práticas de determinados setores econômicos, o Cade passa a dispor de um diagnóstico que permite reduzir as assimetrias de informação da agência antitruste em relação aos agentes econômicos”, disse o Cade.