A
O valor corresponde a R$ 0,44 para cada uma das 379.181.430 de ações ordinárias com direito ao crédito. O direito ao JCP é garantido aos acionistas que possuem ações da companhia até o dia 22 de setembro, a partir do dia 23 as ações serão negociadas sem o direito ao recebimento. O pagamento deve ser feito aos acionistas até o dia 10 de novembro.
Ao todo, a
O pagamento aos acionistas não é obrigatório, dependendo da decisão do Conselho de Administração ou da Assembleia Geral Extraordinária (AGE). A empresa pode, por exemplo, decidir por investir o lucro líquido calculado no trimestre.
Governo de Minas quer vincular venda da Copasa ao pagamento da dívida com União Parlamentar denuncia governo do estado por supostas irregularidades em privatização da Copasa
Em nota, a Copasa informou que a distribuição de dividendos segue a Política disponível no site de Relações com Investidores. Para o exercício de 2025, o Conselho de Administração da estatal aprovou que os proventos corresponderão a 50% do Lucro Líquido Ajustado, conforme previsto em lei federal. “A partir desse percentual e dos resultados realizados ou estimados, são feitas as antecipações trimestrais de dividendos”, disse.
Entenda a diferença entre JCP e dividendos
Apesar de ambos serem formas de remuneração dos acionistas, juros sobre o capital próprio e dividendos possuem diferenças. Os dividendos são distribuídos de acordo com o lucro líquido apurado pela empresa no período, enquanto o JCP é calculado com base no patrimônio líquido limitado por juros.
Outra diferença é que os dividendos são isentos de imposto de renda para os acionistas, enquanto o JCP é tributado na fonte, mas dedutível da base de cálculo do imposto para pessoa jurídica.
Leia a nota da Copasa na íntegra
A Copasa informa que a distribuição de dividendos segue a Política de Dividendos da Companhia, disponível no site de Relações com Investidores. Entre outros pontos, essa política estabelece que o percentual do Lucro Líquido Ajustado a ser distribuído sob forma de dividendos regulares é aprovado pelo Conselho de Administração junto ao orçamento empresarial de cada exercício, com deliberações trimestrais.
Para o exercício de 2025, o Conselho aprovou, em 12/12/2024, que os proventos corresponderão a 50% do Lucro Líquido Ajustado, conforme previsto no artigo 202 da Lei Federal nº 6.404/76. A partir desse percentual e dos resultados realizados ou estimados, são feitas as antecipações trimestrais de dividendos.