O novo contrato de
A concessionária apresentou um plano de investimentos que totaliza R$ 8,8 bilhões, sendo pelo menos R$ 5 bilhões em obras para ampliação da capacidade da estrada e R$ 3,8 bilhões em serviços de operação e manutenção do trecho durante 30 anos de concessão. A expectativa do governo é beneficiar mais de 49 mil motoristas que trafegam pela região diariamente.
Entre as melhorias previstas, o principal empreendimento deve ser a duplicação da serra de Petrópolis, uma demanda antiga da população e dos motoristas que passam pelo local. Com as obras, as atuais quatro faixas vão passar para seis pistas.
Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, as obras vão impulsionar o desenvolvimento do estado e devolver qualidade de vida para os usuários do trecho. “Após os primeiros 100 dias do contrato, contando a partir de hoje, nós vamos voltar aqui para prestar conta à sociedade e dizer o que foi feito, o que mudou. É uma nova fase para essa rodovia”, disse.
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A expectativa é que as escavações de um túnel no trecho da subida da serra, interrompidas em 2016, sejam retomadas em breve “Estamos empenhados em cumprir o contrato de forma célere e trazer maior segurança e comodidade para os motoristas. Esse é o nosso compromisso”, disse Roberto Ribeiro Capobianco, presidente da Elovias.
Saiba os pedágios
O trecho compreende quatro praças de pedágio, sendo que três já existem em razão da antiga concessão da Concer. Em Minas Gerais haverá apenas um pórtico de cobrança, em Simão Pereira, que deve ser desativado no final do primeiro ano de concessão.
Sem esse pórtico, outro será instalado na cidade de Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. Os pedágios de Xerém e Areal, ambos no Rio, permanecem na localização atual. A tarifa aproximada de pedágio deve chegar a R$ 18,38 por trecho.