O Consórcio Nova Estrada Real, que venceu o leilão da BR-040/495/RJ/MG entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, solicitou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a prorrogação do prazo para o cumprimento das condições precedentes à assinatura do Contrato de Concessão.
O prazo, que iniciaria dia 15 de agosto, passou para o dia 29 de setembro.
A solicitação foi analisada pela comissão da ANTT, que deferiu o pedido. A alteração consta na publicação do Diário Oficial da União do último dia 24 de julho. Consta ainda no documento que a homologação do resultado do leilão vai até 05 de setembro.
A Itatiaia entrou em contato com o consórcio e aguarda posicionamento.
Melhorias no trecho
Com investimento previsto de R$8,84 bilhões, o Consórcio Nova Estrada Real, formado pela brasileira Construcap e pelas empresas espanholas Ohla e Copasa, apresentou o maior desconto tarifário, de 14% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. A concessionária será responsável pela administração de 218,9 quilômetros da rodovia, no trecho entre Juiz de Fora (MG) e o estado do RJ pelos próximos 30 anos.
Dentre as melhorias propostas, um dos principais destaques do projeto da BR-040/495/RJ/MG é a nova subida da Serra de Petrópolis, que deve ser entregue até 2029. O túnel principal terá 4,62 quilômetros de extensão e, além dele, serão construídas outras duas passagens subterrâneas na descida da serra.
Leia também
Leilão de BR 040 entre Juiz de Fora e RJ tem três interessados; veja quais BR-040: ANTT anuncia data de leilão do trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro BRs 040 e 495: leilão do trecho entre JF e RJ será na próxima semana Leilão da BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, acontece nesta quarta-feira