Ouvindo...

Bancos farão mutirão para renegociar dívidas em novembro; saiba como participar

Mais de 160 instituições financeiras vão participar do mutirão com condições especiais de negociação das dívidas dos clientes

Mutirão permite a negociação de dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades

A Federação Brasileira de Bancos ( Febraban) vai realizar mais uma edição do mutirão de negociação e orientação financeira de dívidas com início no dia 1º de novembro. O programa vai permitir ao consumidor endividado negociar seu débito em condições especiais, como parcelamento e descontos, de acordo com a política de cada instituição.

Segundo a Febraban, mais de 160 instituições participam da ação, incluindo bancos como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O projeto também conta com a parceria do Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons, com o objetivo de ampliar o alcance das ações. Para saber as participantes, basta acessar o portal da Febraban.

As negociações poderão ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br, um serviço público que conecta consumidores e empresas para resolverem conflitos. Para usar a plataforma é necessário uma conta prata ou ouro no gov.br.

O mutirão permite a negociação de dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia.

Segundo o diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, o programa traz alívio financeiro imediato para os consumidores e previne o superendividamento. “O Mutirão faz parte do calendário permanente dos bancos e as campanhas acontecem desde 2019. Na última edição, realizada em março deste ano, mais de 1,4 milhão de contratos foram repactuados”, disse.

Como participar do mutirão

Como aderir?

O consumidor pode acionar diretamente o canal digital do seu banco, ou pode se cadastrar no Consumidor.gov.br. Depois disso, a empresa tem até 10 dias para analisar e responder a solicitação.

Quem pode negociar?

Qualquer pessoa que tenha dívidas em atraso contratadas com bancos ou outras instituições. As dívidas não podem possuir bens como garantias, assim, financiamento de veículos e imóveis não entram

Como descobrir dívidas em atraso?

Basta acessar o relatório do Banco Central chamado de Registrato. Você pode consultar informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome.

Posso negociar dívidas cujos pagamentos estão em dia?

Não. A iniciativa vai atender pessoas com dívidas em atraso. Em outros casos, a Febraban recomenda entrar em contato com o banco para explicar a situação

Posso negociar mais de uma dívida ao mesmo tempo?

Sim. O mutirão permite a negociação de várias dívidas, mas é preciso abrir uma negociação com cada instituição para a qual você deve.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.