Mobilidade em números: o que mudou no transporte em Minas em 2025

Renovação da frota de ônibus, compra de novos trens e avanços no metrô marcam o ano no setor de transportes

Mobilidade em números: o que mudou no transporte em Minas em 2025

O balanço de 2025 da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) aponta avanços importantes na área de transportes e mobilidade em Minas Gerais. As ações contemplaram desde o reforço do transporte coletivo até a ampliação do sistema metroferroviário e a modernização da gestão dos serviços.

O transporte coletivo metropolitano registrou média de 400 mil passageiros por dia, chegando a 600 mil em dias úteis, com frota de 2.318 veículos. Já o transporte intermunicipal contou com 3.549 veículos, que atendem cerca de 130 mil passageiros diariamente. Um dos principais marcos do ano foi a incorporação de 850 novos ônibus à frota metropolitana

No metrô, o estado antecipou a compra de 24 novos trens, com chegada e início de operação dos primeiros veículos previstos para 2026. O sistema também avançou em obras estruturais, com reformas concluídas em 10 estações e intervenções em andamento em outras nove. O projeto inclui ainda a expansão da Linha 1 até Novo Eldorado e a implantação da Linha 2, retomando a ampliação da malha metroviária após mais de duas décadas.

O secretário de Infraestrutura de Minas Gerais, Pedro Bruno, afirma que o metrô é um dos principais projetos do estado. Após a concessão do sistema, assinada em 2022, a expansão já tem etapa concluída neste primeiro trimestre. “Estamos antecipando o cronograma da Linha 2, prevista até junho, com início parcial da operação. A conclusão total está prevista para 2028”, conta.

Pedro Bruno, secretário de Infraestrutura de Minas Gerais

Mais mobilidade

De acordo com o balanço, o Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é apontado como uma grande transformação em mobilidade urbana. O projeto segue as etapas legais e está atualmente na fase de emissão da Licença Prévia. Além disso, o Estado lançou a versão de curto prazo do Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT-MG), que reúne mais de 480 empreendimentos e 4.582 obras previstas, com estimativa de R$ 513 bilhões em investimentos.

Leia também

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atualmente mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já atuou na Band Minas e na TV Alterosa.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Carregando…
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio Master

Patrocínio

Realização

Cooparticipação

Apoio Institucional

Escola de Negócio Parceria

Assessoria de Imprensa

Media Partner