O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais vai disponibilizar R$ 500 milhões em linha de crédito para as prefeituras executarem
Os gestores municipais têm até o dia 20 de março para aderir ao programa. Entre as novidades da edição de 2026 está a ampliação dos projetos financiáveis que passam a incluir, entre outros, a criação de parques e corredores verdes que podem reduzir as ilhas de calor. As cidades também podem aderir ao Edital antes mesmo de definir o projeto que desejam captar o crédito.
Infraestrutura precária afasta empresas e limita o desenvolvimento econômico Relatório aponta ranking de infraestrutura entre os estados brasileiros
Segundo o BDMG, a medida permite mais autonomia para que as prefeituras possam empregar os recursos. “O objetivo é que as prefeituras possam prosperar investindo com responsabilidade social e ambiental. Inclusive, muitas ações podem ser realizadas de forma imediata”, disse o presidente do Banco, Gabriel Viégas Neto.
O financiamento terá prazos alongados de até dez anos, com 18 meses de carência. A taxa de juro também será reduzida e unificada para todos os itens financiáveis: a partir de 0,47% ao mês mais Selic. Para dar agilidade às iniciativas, o BDMG ainda vai disponibilizar antecipadamente até 40% do valor financiado do projeto. Municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) têm acesso às menores taxas.
Em relação às iniciativas com foco em sustentabilidade, são financiáveis projetos como controle de enchentes, criação de jardins de chuva, implantação de tetos verdes em prédios públicos, restauração de bacias hidrográficas, eficiência energética, renovação da frota do município com veículos híbridos e elétricos.
Nos projetos de infraestrutura, o edital vai viabilizar propostas de pavimentação, aquisição de equipamentos e máquinas, construção e reformas em prédios públicos, investimentos em infraestrutura de turismo, cultura e esportes. Outra possibilidade é financiar projetos de implantação de distritos empresariais, que atraem investimentos regionais e geram empregos.
Como acessar
O financiamento pode ser contratado de forma 100% digital por meio do site do BDMG. A partir do cadastramento do gestor na plataforma, é possível enviar as propostas para captação do recurso. Cabe lembrar que, em função do período eleitoral de 2026, a contratação pelo setor público têm prazos reduzidos.
Todas as informações sobre o Edital 2026 estão em