Caso Master: ex-presidente do Rioprevidência é preso pela PF

Deivis Marcon Antunes foi alvo da segunda fase da Operação Barco de Papel, que investiga o envolvimento do instituto com operações do Master

Deivis Marcon Antunes foi preso na cidade de Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro

O ex-presidente do Rioprevidência Deivis Marcon Antunes foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (3), na segunda fase da Operação Barco de Papel, que investiga o envolvimento do instituto responsável pela gestão de aposentadorias e pensões dos servidores do Rio de Janeiro com o Banco Master.

Ao todo, a PF cumpriu três mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão em endereços dos investigados no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Os mandados foram decretados pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio com base em indícios de obstrução de investigações e ocultação de provas.

Deivis Marcon foi abordado por agentes da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) após desembarcar no Aeroporto de Guarulhos e alugar um carro. Ele foi encontrado no município de Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro. O ex-presidente do Rio Previdência ainda foi encaminhado à delegacia da PF em Volta Redonda e será transferido para a capital fluminense.

A PF investiga um conjunto de nove operações financeiras, realizadas de novembro de 2023 a julho de 2024, que resultaram na aplicação de aproximadamente R$ 970 milhões de recursos do Rioprevidência em títulos de renda fixa emitidos pelo Banco Master.

São apurados crimes contra o sistema financeiro nacional, como gestão fraudulenta, desvio de recursos, induzir em erro repartição pública e fraude à fiscalização ou ao investidor, além de associação criminosa e corrupção passiva. Cabe lembrar que esse tipo de investimento não é ressarcido pelo Fundo Garantidor de Crédito

O trabalho investigativo começou em novembro de 2025 e teve o apoio da Secretaria de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social (SPREV/MPS).

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...