Além das festas e período de férias escolares, o final do ano também é o momento para os trabalhadores receberem alguns benefícios e verbas adicionais. Entre eles, o mais esperado é o
Muitos brasileiros aguardam o
Até dezembro, os trabalhadores também tem acesso a outros benefícios, incluindo o abono salarial do
Confira quando cai e quem pode receber os benefícios:
13° salário
Todos as pessoas que tenham
O pagamento pode ser feito em parcela única ou dividido em duas vezes.
A empresa que optar em pagar dividido deve depositar a primeira parcela até 30 de novembro, data referência também para a quitação integral do benefício. A primeira parcela é depositada sem os descontos do INSS e Imposto de Renda.
Já o pagamento da segunda parcela tem de ser feito até 20 de dezembro.
Servidores ativos, aposentados e pensionistas do governo de Minas irão receber o benefício em parcela única para o dia 14 de dezembro.
O valor é depositado na conta bancária em que o trabalhador costuma receber o salário.
Leia também:
Pagamento do 13º deve injetar R$ 321 bi na economia; 30 bi devem vir para Minas Saque-Aniversário do FGTS vai acabar? Saiba quais são os planos do governo Veja quando será o pagamento do 13º salário
PIS/ Pasep
Instituído pela Lei 7.998/90, o
O PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), é destinado aos servidores públicos.
Os trabalhadores domésticos, autônomos, MEIs e demais trabalhadores informais não têm direito ao benefício.
De acordo com o
Têm direito ao PIS 2024 os trabalhadores que:
- Trabalhadores com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de 2022;
- Que tenham recebido, em média, até 2 salários mínimos por mês;
- Que estejam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
- Que tenham os dados informados corretamente pela empresa em que trabalham à RAIS ou ao eSocial.
Como receber o PIS/Pasep 2024?
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA receberão o crédito, automaticamente, em sua conta do banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital.
A movimentação da Poupança Social Digital é realizada pelo Aplicativo CAIXA Tem.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências da CAIXA.
Saque-aniversário do FGTS
O
Em setembro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Em troca desse tipo de saque, vai propor um novo formato para que o trabalhador do setor privado possa ter mais acesso a crédito consignado, aquele que é pago com descontos direto no salário. Sendo assim, o trabalhador pode usar o FGTS como apenas como garantia em casos de demissão.
Como sacar?
A Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS. Nesse caso, o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco. A operação não tem custo.
As retiradas podem ser feitas nas casas lotéricas, caso esses estabelecimentos estejam abertos, e terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão. Quem tem Cartão Cidadão e senha pode sacar nos correspondentes Caixa Aqui, caso esses estabelecimentos estejam autorizados a abrir. Basta apresentar documento de identificação.
*Sob supervisão de Marina Borges