A decisão de escalar o vice-governador Mateus Simões (Novo) para atuar temporariamente como secretário de Governo pegou aliados e até membros do alto escalão de surpresa, mas foi uma estratégia pensada em já “abrir caminhos” para o deputado estadual Gustavo Valadares (PMN), que será nomeado esta semana como novo chefe da pasta de articulação política.
Enquanto Valadares prepara questões burocráticas para se licenciar do mandato na Assembleia e assumir a pasta, Mateus foi escalado, segundo interlocutores, para promover uma “reorganização” da pasta. Nessa ideia, é possível que mudanças na equipe da secretaria sejam efetuadas já por Mateus.
Uma ala do governo defende, por exemplo, que ele “abra espaço” em cargos de indicados por partidos ao ex-secretário Igor Eto e facilite novas articulações promovidas por Valadares.
Por ter sido líder de governo por muito tempo, Valadares acabou se aproximando de muitos nomes que hoje atuam na equipe da secretaria. O receio do alto escalão de Zema era que ele mantivesse interlocutores que não vinham agradando ao grupo mais próximo do governador.