Aliados de Pacheco apontam ingratidão de Lula ao não indicá-lo para o STF

Para interlocutores, presidente colocou PT acima do Senado e pode gerar mágoa em Alcolumbre

Lula não vai indicar Pacheco para o STF

Aliados do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece ingrato ao não indicar o senador para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão ainda não foi oficializada.

Pacheco e Lula se encontraram no Palácio do Planalto na última segunda-feira (17) e o petista informou o mineiro de que optou por não indicá-lo à vaga de ministro do Supremo.

Interlocutores afirmam que o parlamentar colocou a carreira pública em risco pela estabilidade da democracia brasileira, ao amortecer os conflitos entre os Poderes Executivo e Legislativo, e “não teve seu esforço reconhecido”.

Nomes próximos a Pacheco citaram que ele foi resistência ao bolsonarismo e ao ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP), que defendeu as urnas eletrônicas, a Justiça Eleitoral, o STF, arquivou o pedido de impeachment feito por Bolsonaro contra Alexandre de Moraes, e que isso não está sendo levado em conta pelo petista.

Uma das lideranças também citou a votação da PEC da Transição, que garantiu orçamento ao governo federal, e a Reforma Tributária, peças consideradas prioritárias pelo Planalto.

“Se depois de tudo que ele fez em prol da democracia ele não serve para o STF, também não serve para fazer palanque para o Lula”, disse um correligionário sobre a decisão de Pacheco.

Leia também

Parlamentares que conversaram com a coluna também argumentaram que o sentimento de traição se estende ao Senado, já que o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, que deve ser oficializado, não é bem visto pela Casa Alta e pode, inclusive, ser reprovado na sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e na votação no plenário.

Davi Alcolumbre (União Brasil), presidente do Congresso Nacional e principal apoiador de Pacheco, alertou o presidente Lula sobre o risco de indicar Messias e sobre a preferência do Parlamento em relação ao mineiro.

Uma das fontes da coluna afirmou que existe a leitura de que o petista colocou o PT acima do Senado e que deve restar uma mágoa de Alcolumbre com Lula às vésperas do ano eleitoral.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...