Construção civil perde fôlego em Minas e puxa outras cadeias para baixo

Juros altos encarecem o crédito habitacional, freiam investimentos e derrubam o ritmo do setor no Estado

A construção civil recuou 2,1% no PIB mineiro no segundo trimestre de 2025, refletindo o impacto dos juros elevados e da desaceleração dos investimentos. Mesmo respondendo por 10% do mercado nacional, o setor perdeu dinamismo e já afeta cadeias como cimento, aço, ferro e comércio de materiais. A expectativa é de crescimento até o fim do ano, mas em ritmo menor do que o registrado no ano passado.

Saiba detalhes

Procura por condomínios fechados puxa alta de loteamentos em Minas Gerais

O mercado de loteamentos em Minas Gerais registrou queda no número de unidades lançadas no primeiro semestre de 2025, mas o VGV cresceu 7%, puxado pela alta procura por condomínios fechados na Grande BH. A Aelo-MG atribui o recuo dos lançamentos à morosidade do licenciamento em meio a mudanças políticas municipais. A tendência, porém, é de melhora no terceiro trimestre, com novos projetos previstos em Lagoa Santa, Vespasiano e Nova Lima.

Saiba detalhes

EUA mantém tarifa de 40% e derrubam exportações de café e carne de Minas

A tarifa de 40% mantida pelos Estados Unidos sobre o café e a carne bovina deixou o Brasil – especialmente Minas Gerais – em forte desvantagem frente aos concorrentes, que tiveram isenção. As exportações mineiras despencaram: queda de 93% na carne e retração de até 36% no café.

Saiba detalhes

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...